Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2014

Economistas ainda preveem construção em alta

"Cbic"
26/05/2014

Valor OnLine

Economistas ainda preveem construção em alta

A maior queda na construção de casas na China em pelo menos quatro anos não foi suficiente para dissuadir economistas de que os imóveis ainda contribuirão para o crescimento em 2014.

 Embora 12 de 18 economistas ouvidos pela Bloomberg digam que a China possui certa superabundância de moradias, só sete dizem que o mercado está numa situação de bolha nacional. Metade vê bolhas em algumas cidades.

 A construção de casas novas recuou 22% e as vendas caíram 7,8% neste ano, pondo à prova o compromisso de quatro anos do governo com as reduções no intuito de tornar as propriedades mais acessíveis e a sua relutância em adotar um novo pacote de estímulo econômico mais amplo.

 O tamanho da desaceleração repercutirá em tudo, da demanda local por minério de ferro da Austrália à venda de terrenos que ajudam governos locais a pagar sua dívida acumulada de US$ 3 trilhões.

 Um indicador de produção divulgado na sexta sinalizou que a economia está se estabilizando depois que o governo anunciou isenções fiscais e gastos acelerados em ferrovias, para apoiar o crescimento. O índice de gerentes de compras do HSBC e da Markit Economics de maio subiu inesperadamente para 49,7 pontos, maior valor em cinco meses, aproximando-se da linha divisória entre expansão e contração, de 50 pontos.

 O UBS estima que o setor imobiliário representa mais de um quarto da demanda final da economia se forem incluídas as necessidades de bens geradas pelos imóveis, como equipamentos elétricos e instrumentos, químicos e metais.

 Cinco de 17 economistas disseram que o mercado imobiliário ainda fará uma contribuição líquida para o crescimento de entre 1 e 2 pontos percentuais neste ano, ao passo que quatro disseram que adicionará menos de 1 ponto e um projetou mais de 2 pontos. Seis previram recuo.

 Para o ano que vem, dez economistas anteveem uma contribuição líquida para o crescimento, enquanto cinco esperam uma queda.

 A segunda maior economia do mundo cresceu 7,4% no primeiro trimestre em relação a um ano atrás, frente a um ritmo de 7,7% no trimestre passado, segundo dados oficiais. A média de projeções de crescimento dos economistas para este ano, de 7,3%, constituiria o ritmo mais fraco desde 1990.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-PA
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-AC
Sinduscon-TO
Sinduscon-SM
Sindicopes
Sinduscon-MG
Sinduscon-Mossoró
Ademi – RJ
Ademi – DF
Sicepot-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea