Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/08/2017

#DNCS 2017 – Trabalhadores do setor de João Pessoa (PB) recebem com festa o Dia Nacional da Construção Social de 2017

Evento atendeu mais de mil pessoas apenas na parte da manhã deste sábado

 Uma festa da família da construção civil, ao ritmo de samba, com muito lazer, esporte, cuidados com a saúde e conhecimentos.  É assim que pode ser definida a edição 2017 do Dia Nacional da Construção Social, em João Pessoa, realizado pelo Sesi-PB e Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), no Centro de Atividades Esportivas, no Distrito Industrial da capital paraibana. Pela manhã, 1.204 pessoas foram beneficiadas com 3.613 atendimentos registrados nos 27 serviços oferecidos, que incluíram oficina de artesanato, aula de pilates, massagens relaxantes, tratamento de pele, oficina de alimentação saudável para crianças, contação de história, animação infantil, banho de piscina, realização de cardiograma, orientação para escovação dental, limpeza dos dentes, aplicação de flúor e consulta odontológica.

Na área de esporte, a grande atração foi o torneio de futebol, que seis equipes de construtores. Participaram 96 atletas e o time campeão recebeu troféu, e os demais participantes das equipes que ficaram em primeiro e segundo lugar receberam medalhas. Houve também jogo de vôlei e, para as crianças atividades recreação na piscina, banho de espuma, e o cavalo mecânico.

Na saúde, além de exames gratuitos, as crianças receberam orientação da nutricionista sobre a importância das frutas na alimentação, saborearam chococate, feito com receita especial que não leva leite, mas tem a banana como produto principal. E, também, consumiram o suco Hulk, composto de maracujá, couve e limão, frutos com vitaminas e fibras importantes para a saúde.

A capacitação foi trazida pelo Sesi-PB, com estande voltado para tecnologias construtivas inovadoras, em especial as paredes de drywall e o acabamento externo em monocapa, que são tendências crescentes de aplicação na construção civil, pois permitem maior agilidade na obra. Nesse estande, especificamente, segundo o instrutor Josenildo Vieira Guedes, 92 pessoas se interessaram em conhecer o curso que é ministrado pela Escola da Construção Civil de Bayeux, que fica na região metropolitana de João Pessoa.

Merece destaque a estrutura montada para a oficina de trabalho em altura, seguindo a NR-35, que objetiva forma pessoas para trabalhar com segurança, em locais altos e externos, como montagem de estruturas metálicas, em fachadas prediais, em instalações de redes de distribuição elétrica. Os técnicos em segurança do Trabalho e instrutores do Sesi, Marcos Siqueira e Ivanildo Agra ficaram à disposição para informar aos interessados sobre o curso que tem oito horas de aula. Já é considerado necessário o curso para quem trabalha acima de dois metros e em local que haja o risco de queda. O trabalhador precisa ter acuidade visual, aptidão física, estar com os exames em dia, como eletrocardiograma, encefalograma, pois a pessoa que tem problemas de labirinte, pressão alta, e diabetes não podem atuar nessa atividade.

Para Grinete Melo, gerente executiva de Saúde e Segurança da Indústria, essa edição traz uma avaliação positiva, no Dia da Construção Social, sendo um evento de cunho social, com atividade de lazer, interação da família dos trabalhadores e as entidades. Ela destacou os temas da campanha deste ano – Minhas escolhas, meu país -, com os enfoques voltados a família, à solidariedade, à honestidade e à valorização do trabalho.

Já Edmilson Silva, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Mobiliário (Sintricom) disse que o evento, este ano, reflete uma consolidação do esforço da CBIC, do Sinduscon-JP e Sesi, para a interação das famílias dos trabalhadores que recebem muitos serviços e lazer e considerou o Dia Nacional da Construção Social nota 10.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo Sesi Nacional com apoio especial do Seconci-Brasil.

#MINHASESCOLHASMEUPAÍS #DIANACIONALDACONSTRUÇÃOSOCIAL #DNCS2017 #CBICBRASIL #CBIC #SESI

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RR
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-RN
Sinduscon-Teresina
SINDICIG
Sinduscon-CE
Sinduscon-MA
Ademi – DF
SINDUSCON – SUL
SINDUSCON SUL CATARINENSE
ADEMI – BA
Sinduscon – Vale do Piranga
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea