Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/05/2014

Dilma: Lançaremos Minha Casa, Minha Vida 3 até o dia 29 de maio

"Cbic"
22/05/2014

Valor OnLine

Dilma: Lançaremos Minha Casa, Minha Vida 3 até o dia 29 de maio

GOIÂNIA –  A presidente Dilma Rousseff anunciou, na noite desta quarta-feira, que o governo lançará a terceira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida até o próximo dia 29 de maio. Dilma aproveitou o evento com empresários da construção civil para alfinetar seu potencial adversário na sucessão presidencial, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), ao afirmar que a defesa de "medidas impopulares" pode implicar corte de subsídios do programa, cuja continuidade é um pleito do segmento.

"Todos aqueles que prometerem fazer arranjos ou tomarem impopulares tenham certeza que algumas delas será cortar subsídios do Minha Casa, Minha Vida", disparou a presidente, na abertura do 86º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Goiânia. Em um encontro recente com empresários em São Paulo, Aécio afirmou que poderia tomar "medidas impopulares" para fazer ajustes na economia.

"O meu governo vai garantir a continuidade do Minha Casa, Minha Vida", afirmou Dilma, sob aplausos de mais de mil empresários do segmento. "Um programa que foi executado com prioridade, do qual participei no nascimento e agora acumulamos grande experiência e capacidade de realização", completou.

Dilma afirmou que a natureza do programa "é a ruptura com o preconceito" de que no Brasil, antes, "o subsídio era uma distorção indefensável para o mercado". Entre 2011 e 2013, foram investidos R$ 328,1 bilhões no Minha Casa, Minha Vida. Para a terceira etapa, o governo deve aportar mais de R$ 130 bilhões.

A presidente lembrou que serão contratadas 2,750 milhões de unidades do MCMV até o fim do ano, sendo que 1,690 milhão já foram entregues. Dilma ressalvou que um dos grandes desafios do programa é a busca de terrenos para acomodar os conjuntos habitacionais e, por isso, é importante a parceria com governos estaduais e prefeituras.

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, elogiou o programa Minha Casa, Minha Vida, que chamou de "melhor projeto de moradia e interesse social do Brasil". Ele afirmou que o "sonho" da CBIC é transformá-lo em projeto de Estado para que tenha continuidade garantida.

Mas Simão também foi o porta-voz das insatisfações do setor com o governo. Ele relatou com preocupação o atual cenário econômico brasileiro – em que a "inflação ameaça ultrapassar o teto estabelecido e os juros estão novamente em elevação". Relatou as dificuldades da indústria brasileira e pontuou que é preciso "buscar novas formas de retomar a rota do crescimento".

Simão encaminhou pleitos do setor a Dilma, como a autorização para que pequenas e médias empresas possam disputar grandes obras de infraestrutura, na forma de consórcio, e reivindicou urgência de uma reforma trabalhista.

(Andrea Jubé | Valor)  

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-NH
Sinduscon-JF
Ademi – RJ
Sinduscon-TO
APEMEC
Sinduscon-RS
Assilcon
Sinduscon Chapecó
ADEMI-AM
Sinduscon-MS
ASBRACO
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea