Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/08/2022

Dia Nacional da Construção Social homenageia mais de 2,4 milhões de trabalhadores do setor no país

Com a música “Cidadão” – ‘Tá vendo aquele edifício, moço? Ajudei a levantar…”, interpretada pelo cantor Waldonys – e o mote “A força que nos une é diversa”, teve início neste sábado (27), direto de Fortaleza (CE), o 15º Dia Nacional da Construção Social (DNCS) em homenagem aos mais de 2,4 milhões de trabalhadores formais da indústria da construção civil do Brasil.

Sob o comando da MC Deidianny, o DNCS 2022 foi mais uma festa emocionante dedicada aos trabalhadores da construção civil de todo o país.

Após a edição da live nacional de 2021, em razão da pandemia da Covid-19, a ação deste ano ocorreu presencialmente em Fortaleza (CE), Maringá (PR), Manaus (AM), Salvador (BA), Volta Redonda (RJ) e Boa Vista (RR), com atrações musicais regionais transmitidas ao vivo para as demais localidades do país e ações locais nas áreas e saúde, educação, lazer e cidadania.

A iniciativa também contou com a mobilização das entidades associadas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) das cinco regiões em homenagem a todos os trabalhadores que fazem o setor da construção se destacar e ter força para contribuir com o desenvolvimento econômico nacional.

Orgulho de celebrar os trabalhadores da construção civil

“A todos, um grande abraço do tamanho do Brasil, neste dia que festejamos juntos as nossas conquistas, a nossa união, a parceria de todos para vencermos a pandemia. Parabéns às amigas e amigos que organizaram e se dedicaram a fazer este dia tão especial”, salientou emocionado o presidente da CBIC, José Carlos Martins, em mais uma edição do DNCS.

“Celebramos hoje a nossa diversidade e uma festa da vida, com a família e o trabalho. Ficamos dois anos se olhando pelas telinhas. O nosso trabalhador foi guerreiro, enfrentando a pandemia, indo para o canteiro de obra, garantindo que as nossas empresas continuassem ativas”, destacou a presidente da Comissão de Responsabilidade (CRS) da CBIC, Ana Claudia Gomes, ao reforçar que a CBIC tem um orgulho enorme de todos os trabalhadores do setor da construção. “Que vocês continuem trabalhando, crescendo na profissão. Se qualifiquem, estudem, porque essa indústria está inovando. Procure apoio do Sesi e do Senai nas entidades locais para crescerem e se desenvolverem. Tudo o que tem no país foram vocês que fizeram: a escola, o hospital, o clube, a moradia”, disse.

Representando os trabalhadores do setor da construção, o motorista Geraldo Pascoal (60 anos), responsável pela logística da construtora KVG, de Bento Gonçalves (RJ), destacou que encontrou no setor uma nova família. “Meu maior orgulho é ter conhecido essa empresa que me acolheu. Fui muito bem recebido”, destacou.

Realizada desde 2007, o DNCS já ocorreu em 30 localidades do país, alcançando mais de 4 milhões de atendimentos presenciais a cerca de 900 mil trabalhadores e familiares do setor nas áreas e saúde, educação, lazer e cidadania.

Promovido pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com a correalização do Sesi Nacional e apoio do Seconci-Brasil, o Dia Nacional é o mais importante evento do setor voltado à promoção da responsabilidade social empresarial. Reúne anualmente empresas, entidades, líderes setoriais, trabalhadores e seus familiares em um grande evento que promove qualidade de vida.

Sorteio nacional

 

Reconhecimento do setor da construção

A festa deste ano também contou com mensagens direcionadas aos trabalhadores do vice-presidente Administrativo da CBIC, Eduardo Aroeira, e dos vice-presidentes regionais:

  • Fábio Ribeiro Nahuz – MA, vice-presidente Região Nordeste
  • Alex Carvalho – PA, vice-presidente Região Norte
  • Aristóteles Passos Costa Neto – ES, vice-presidente Região Sudeste
  • Renato de Sousa Correia – GO, vice-presidente Região Centro-Oeste
  • Marco Antonio Corsini – SC, vice-presidente Região Sul

“É uma honra estar aqui com todos vocês celebrando o Dia Nacional da Construção Social. Evento que foi criado pela CBIC, em parceria com o Sesi. Todos os trabalhadores da construção civil movimentam a força que move os nossos canteiros de obras, uma força diversa, capaz de ajudar a construir o legado de 80 anos do Sinduscon-CE. Todos vocês nos honram diariamente com seus trabalhos e somos gratos pela dedicação de cada um na construção dos nossos empreendimentos”, frisou presidente do Sindicato, Patriolino Dias de Souza.

“Este é um evento de integração entre a família, a empresa e os trabalhadores. Nós queremos nosso trabalhador saudável e mostrar que estamos ao lado dele dando esse apoio que é necessário no dia a dia. Esse dia, em especial, representa essa relação entre o conjunto da entidade, da CBIC, Sesi, Sinduscon. Seconci e trabalhadores”, destacou o presidente do Sinduscon-AM, Frank do Carmo Souza.

“As nossas atividades do DNCS estão sendo realizadas junto com a Feira Morar e Construir, como grande oportunidade de realizar o sonho do trabalhador em comprar o seu imóvel”, mencionou a presidente do Sinduscon-SF, Elissandra Cândido.

“Feliz de estar aqui com os nossos trabalhadores no DCNS de Salvador. Essa festa maravilhosa! Conseguimos realizar a vacinação contra a Covid-19 e a H1N1 e uma série de ações sociais e recreativas. Estou muito feliz em comemorar com vocês nestes mais de 70 anos do Sinduscon”, mencionou o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim Fernandes.

“As estrelas deste dia são os trabalhadores da construção e seus familiares. Aproveitem o dia! Tem muita comida, diversão e sorteios. Serão sorteadas 10 cadernetas de poupança”, reforçou o presidente do Sinduscon-PR/Noroeste, Rogério Yabiku.

“Essa manhã foi pensada especialmente para eles [trabalhadores da construção civil] e foi bastante agradável com prêmios, coffee break e música da melhor qualidade. Só tenho a agradecer a parceria e o trabalho de todos”, avaliou o representante do Sinduscon-RR, Kerverson Holanda.

Durante a semana, as ações locais serão divulgadas na Agência CBIC e no CBIC Hoje. Acompanhe!

Destaque para as ações locais

Localmente, os trabalhadores da construção e seus familiares também tiveram acesso a serviços nas áreas de saúde, lazer e cidadania, como:

Fortaleza (Ceará)

Copa da Construção: série de jogos de futebol 7 em parceria com o SESI-CE, com final marcada para acontecer durante o DNCS;

Atendimento de saúde: circuito de avaliação saúde, aplicação de flúor e clínico geral;

Lazer: aula de ritmos e banho de piscina;

Para as crianças: brinquedos infláveis, pinturas e lanche;

Presentes: sorteios de brindes;

Atração musical: show com a participação do Waldonys, cantor, paraquedista e piloto acrobático, com mais de 30 anos de carreira musical.

Maringá (PR)

Saúde: Teste de Visão; Glicemia; Exame de pele; Avaliação Bucal; Atendimento Clínico Odontológico; Auxílio de Escovação; Prevenção de Álcool e Drogas.

Cidadania: Distribuição de cartilha com esclarecimento de dúvidas dos consumidores de energia elétrica; Consultas Jurídicas; Consultas sobre restrição de Crédito; Corte de Cabelo.

Recreação e lazer: Diversos Esportes e Brinquedos para as Crianças; Oficina de Desenho e Pintura e Campeonato de Truco.

Alimentação: Distribuição de Pastéis; Cachorro Quente; Pipoca; Algodão Doce e Refrigerantes.

Presentes: sorteio de brindes.

Atração musical: Dupla Rodrigo & Ravel.

Manaus (AM)

Recreação e lazer: Torneio de futsal com entrega de medalhas e troféu para 1º, 2º e 3º lugar.

Para as crianças: brinquedos e muitas brincadeiras.

Alimentação: Distribuição de lanche.

Presentes: sorteio de prêmios.

Atração musical: Grupo Kablocos.

Salvador (BA)

Saúde: Medição de PA; Medição de Glicemia; Definição / medição de IMC; Massoterapia; Material orientativo voltado para saúde; Palestras ou vídeos sobre saúde; Vacinação para gripe; Coleta de sangue.

Cidadania: SAC Móvel.

Recreação e lazer: Aula de fitdance; espaço de lazer para crianças (com brinquedos); esquete teatral.

Alimentação: Café da manhã para trabalhadores e família; lanche para crianças.

Presentes: sorteio de brindes.

Atração musical: Show com Gilson Babilônia.

Volta Redonda (RJ)

Saúde: Circuito do bem-estar com orientações nutricionais, físicas e psicológicas + Bioimpedância.

Recreação e lazer: FITDANCE no palco.

Para as crianças: Pintura de Rosto; Contação de História; Desenho Livre + Lego Infantil (até 6 anos); Atividade Maker e Robótica.

Alimentação: Praça de Alimentação com Food Trucks locais para apoio do evento.

Presentes: Sorteio de brindes.

Atração musical: Show com o cantor Maldonado.

Perdeu a transmissão ou quer assistir novamente? Acesse o canal oficial da CBIC no YouTube.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Assilcon
ADEMI – BA
Sinduscon-GO
Sinduscon-AM
Ascomig
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Joinville
Sinduscon – CO
FENAPC
Ademi – ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea