Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/10/2020

Desempenho Acústico é pauta da 8ª Reunião do Gant/Comat de 2020

A 8ª Reunião à distância do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant/Comat) foi realizada no dia 7/10, segunda para discussão do Desempenho Acústico das edificações habitacionais, próximo tema a ser revisado da norma ABNT NBR 15575 – Partes 1 a 6, pela CE-002:136.001 “Desempenho de Edificações”.

A arquiteta Fabiana Curado, especialista em engenharia acústica e ambiental da Síntese Arquitetura e Construção, deu continuidade à apresentação da proposta do GT da Comunidade da Construção – Polo Goiânia (Sinduscon-GO / ABCP / UFG) de alteração do texto da Emenda da Norma, enviada à Comissão. Os membros do Gant concordam que a metodologia de classificação de ruído não está consolidada, que precisa ser mais trabalhada, e admitem que precisam ampliar o estudo feito pelo Grupo de Goiânia para proporem novo texto à Comissão.

Já os textos redigidos, pela especialista, argumentando os pontos consensados na última reunião (16/9), foram ratificados e serão enviados à Comissão.

Importante as propostas a serem analisadas pela Comissão antes da reunião Plenária de Desempenho Acústico, para a Emenda, na ocasião, já contemplarem o esclarecimento que ambientes como banheiros, lavabos e áreas de serviço não são ambientes passíveis de avaliação acústica, apesar da expressão “situações onde não haja ambiente dormitório” constar atualmente em algumas partes da norma, e também para que já analisem a retirada da avaliação acústica das salas, que representa um aumento de critério, não aceito pelo Grupo e consensado desde o início dos trabalhos, com as entidades, que não aconteceria nesta revisão da norma.

A reunião Plenária da Comissão de Desempenho para tratar do Desempenho Acústico ainda não foi agendada. O encontro ocorrido no dia 12/8 foi para esclarecer as dúvidas dos participantes da Comissão e colher as contribuições para o texto normativo.

A próxima reunião do Gant será agendada após a finalização dos referidos estudos sobre a metodologia de determinação de Classe de Ruído.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

O acompanhamento e gestão das normas técnicas do setor integra o projeto “Inovação e Tecnologia”, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-PE
Sinduscon-TAP
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-SM
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-PB
Sinduscon-MS
Sinduscon-BA
SECONCI BRASIL
Aconvap
Sinduscon-RR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea