Logo da CBIC
14/06/2017

Desburocratizar os procedimentos para a aprovação de empreendimentos de HIS

Para a Câmara Brasileira da Indústria da construção (CBIC), o setor público precisa adotar medidas de capacitação e treinamento para seus servidores, além de adquirir equipamentos e sistemas modernos que facilitem a análise de projetos. Assim, são relevantes as ações de promoção e apoio à simplificação e atualização do quadro legal-normativo que rege a aprovação de projetos. As prefeituras, em geral, não disponibilizam de forma organizada o conjunto de leis e regulamentos aplicáveis à aprovação de projetos.

Trabalhadores pouco qualificados, equipamentos e sistemas desatualizados, excesso de leis, decretos e portarias são fatores encarecem e até mesmo inviabilizam a produção de habitações.
O governo federal, de forma análoga à campanha dos Planos Diretores, poderia incentivar a utilização de tecnologias ligadas ao uso de comunicação virtual entre projetistas e analistas, além de adotar processos administrativos mais eficazes. Uma idéia, por exemplo, seria criar comitês multisetoriais internos para fazer a análise integrada do empreendimento.
Outra idéia defendida pela instituição seria definir, em legislação federal, o termo Habitação de Interesse Social para fins de aprovação de projetos e de concessão de estímulos à produção.
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-AL
Sinduscon-BC
Sinduscon-PA
Sinduscon-SM
Sinduscon-MT
Sinduscon-RN
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-MG
Sinduscon-DF
Sinduscon-MS
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea