Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/04/2012

Demanda por mão de obra movimenta feira de empregos

"Cbic"
23/04/2012 :: Edição 303

 

Gazeta do Povo – Online/PR 21/04/2012
 

Demanda por mão de obra movimenta feira de empregos

O evento, que ofereceu 5 mil vagas no setor, mobilizou 40 construtoras. A procura por vagas de serventes, pedreiros, eletricistas, carpinteiros e vagas administrativas atraiu mais de 7 mil pessoas O Mega Feirão do Emprego da Indústria da Construção, organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), reuniu mais de 7 mil pessoas neste sábado (21), em Curitiba. O evento, que ofereceu 5 mil vagas no setor, mobilizou 40 construtoras. A maior procura foi por postos de serventes, pedreiros, eletricistas, carpinteiros e vagas administrativas.
 
 Procura de vagas de engenharia foi baixa
 
 As construtoras estão com dificuldades de atrair mão de obra qualificada para suprir a falta de força de trabalho para cargos de engenharia. Apesar dos elevados índices de contratações por parte da indústria da construção civil, engenheiros estão em falta no mercado.
 Janaína Assunção, gestora de Recursos Humanos da Cyrela no Paraná, comenta que o mercado está em busca de profissionais de todos os níveis, no entanto, ainda existem grandes entraves para a contratação de engenheiros.
 Preenchemos as 60 oportunidades para início imediato que tínhamos para vagas operacionais, como pedreiros e eletricistas, mas o interesse de engenheiros ainda é baixo , afirma Janaína.
 Segundo ela, empreiteiras são mais atraentes financeiramente para estes profissionais Leia mais
 Os empregos ofertados eram para Curitiba e região metropolitana e os salários variam entre R$ 800 e R$ 7 mil. Além de vagas para contratação imediata, as empresas fizeram triagem de currículos e cadastro de profissionais para entrevistas e processos de seleção.
 Esta foi a quarta edição da feira, que já passou por Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza.  De todos os eventos que realizamos até hoje, este com certeza foi o maior, tanto no número de construtoras envolvidas quanto de público visitante , afirma José Carlos Martins, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, que participou das outras feiras pelo país.
 De acordo com a organização do evento, o mercado aquecido do setor possibilita a grande oferta de vagas na área pelos próximos dois anos, pelo menos, para suprir toda a demanda da construção civil.
 O Sinduscon também divulgou na oportunidade que o PIB do setor no Paraná cresceu 30% nos últimos cinco anos e que o aumento nas oportunidades de empregou no período foi de 60%. Além do crescimento de oportunidades, as condições de trabalho melhoraram no período.  Não é mais como antes, que tinha muita gente trabalhando de calção e chinelo. Hoje os cuidados com a saúde do funcionário são princípios básicos , afirma Normando Baú, presidente do sindicato.
 Durante a feira, os visitantes também puderam realizar matrículas em cursos gratuitos do Senai para capacitação de pedreiros e operários da construção civil. Os interessados também tinham a oportunidade de realizar avaliações físicas e orientações de segurança no trabalho.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – ES
FENAPC
Abrainc
Ademi – PE
Assilcon
Sinduscon-PR
Sinduscon-SM
Ademi – GO
Sinduscon-AL
Sinduscon – Grande Florianópolis
ASSECOB
Sinduscon – Vale do Piranga
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea