Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/02/2020

Cresce população ocupada na indústria da construção civil no trimestre

O número de trabalhadores da indústria da construção cresceu no trimestre encerrado em janeiro/20, se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior. A população ocupada no setor passou de 6,740 milhões de pessoas (nov-dez-jan/2019) para 6,781 milhões (nov-dez-jan/2020). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e foram divulgados nesta sexta-feira (28/02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No trimestre fechado em janeiro/20, em relação ao trimestre imediatamente anterior, a construção civil perdeu 65 mil ocupações. “Enquanto de agosto a outubro/19 a população ocupada total no setor era de 6,846 milhões, no trimestre seguinte foi 6,781 milhões”, destaca a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

O período de final e início de ano é sazonal para o segmento. “Chuvas e férias contribuem para uma redução das atividades”, aponta Vasconcelos.

 

País registra queda na taxa de emprego

No país, a taxa de desemprego ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro/2020, o que representou uma queda de 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre imediatamente anterior (ago-set-out/19) e redução de 0,8 ponto percentual em relação a igual período do ano passado, quando a taxa foi de 12%.

A população desocupada ficou em 11,9 milhões de pessoas, o que significa 453 mil pessoas a menos em relação ao trimestre móvel anterior e 712 mil pessoas a menos do que o mesmo trimestre do ano anterior.

“O acompanhamento de todos os dados econômicos do País adquire ainda mais importância diante da atual instabilidade e incerteza da economia mundial (e seus reflexos por aqui)”, destaca a economista Ieda Vasconcelos.

No próximo dia 4 de março, o IBGE divulgará os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do 4º trimestre de 2019. Um dado que está sendo muito aguardado pelo mercado.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Teresina
Ademi – DF
APEMEC
Sinduscon-AL
Ademi – RJ
Sinduscon-ES
Sinduscon-CE
Sicepot-RS
FENAPC
Sinduscon – CO
Sinduscon-AP
APEOP-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea