Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/05/2020

Covid-19: Seconci-GO cria plano de contingência para combate ao Coronavírus

A Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), preocupada com a saúde dos trabalhadores do setor, tem procurado disseminar e incentivar boas práticas por meio das empresas associadas. Nesse sentido, para ajudar no combate ao Covid-19, o Serviço Social da Indústria da Construção de Goiás (Seconci-GO) desenvolveu um guia para o trabalhador da construção civil com uma série de ações de suporte e um plano de contingência e de ação com o intuito de auxiliar as empresas goianas.

A construção civil do estado de Goiás, assim como a de todo Brasil, sofreu alterações em função da pandemia do Coronavírus. Empresas e instituições do setor se movimentaram para atender às diretrizes estabelecidas pelo governo, que liberou o retorno das atividades da construção civil, mas estabeleceu regras como forma de preservar a segurança de todos os trabalhadores.

O plano de contingência do Seconci-GO funciona como um modelo para servir de base para as empresas de construção se adequarem às medidas adotadas pelo decreto e aos documentos oficiais do Ministério da Saúde (MS). Também está sendo oferecido às empresas associadas ao Seconci-GO o canal disque dúvidas, uma linha telefônica específica para auxiliar os administradores de obras, engenheiros, técnicos em segurança do trabalho e demais profissionais responsáveis pelas orientações aos trabalhadores nos canteiros.

O presidente do Seconci-GO, engenheiro Yuri Vaz de Paula, afirma que este é o momento em que todos devem unir esforços para promover a conscientização e as boas práticas em saúde e segurança. “Por meio de nossa equipe técnica, estamos oferecendo para as empresas da construção um plano de contingência efetivo, que consiste numa base de dados pertinentes com as medidas de prevenção e segurança nos ambientes de trabalho para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O plano de ação também elaborado pela entidade esmiúça as práticas diárias necessárias que estão sendo adotadas pelas nossas 225 empresas associadas, visando a gestão do plano de contingência nos canteiros de obra e a proteção do trabalhador da construção”.

As empresas associadas à instituição também podem ter acesso gratuito ao modelo de plano de ação para controle da Covid-19 e boletim informativo prevencionista semanal. Que está sendo produzido para auxiliar as empresas na realização do Diálogo Semanal de Segurança (DSS).

A organização também oferece serviços de assistência social, saúde e segurança do trabalho para colaboradores de mais de 200 empresas de construção no Estado, providenciando kits contendo produtos de higiene para distribuição aos parceiros do Seconci-GO, que forem atendidos na sede da entidade, no Jardim América, em Goiânia.

Guia e Plano de Contingência

O guia, voltado para o trabalhador, apresenta e explica o que é o Covid-19, suas formas de transmissão e sintomas. Além de esclarecer sobre as diferenças entre a enfermidade, gripe comum e dengue. Também orienta sobre como é possível proteger a si mesmo e as pessoas ao redor, com uma série de informações sobre higiene, etiqueta respiratória, distância mínima, entre outras.

No guia existe um capítulo direcionado ao trabalhador da construção com orientações sobre compartilhamento de objetos, higienização das mãos, do uniforme, ferramentas de trabalho e equipamentos de proteção. A publicação inclui também o uso e cuidados necessários com as máscaras e com os meios de transporte, destacando a importância de ter atenção quanto a informações inverídicas, procurando sempre fontes confiáveis para tirar dúvidas.

Já o plano de contingência orienta as empresas sobre como colocar em prática medidas de prevenção e proteção nos ambientes de trabalho, que incluem monitoramento da saúde do trabalhador (aferição de temperatura, verificação de sintomas gripais), ações para propiciar lavagem das mãos e evitar aglomerações.

O plano ainda orienta sobre a disponibilização de materiais (álcool em gel e outros), reorganização e limpeza geral dos ambientes da obra, informações sobre higienização, uso e compartilhamento de uniformes, objetos, máscaras, equipamentos de proteção individual (EPIs) e instrumentos de trabalho.

O documento também aborda medidas de orientações, treinamentos e transporte dos trabalhadores, referentes aos visitantes (público externo), locais de refeições, horários de trabalho, grupo de risco, medicina ocupacional e segurança do trabalho.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADIT Brasil
Sinduscon-BC
ADEMI – BA
Sinduscon-RS
Sinduscon-RIO
Ademi – GO
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Ascomig
Sinduscon-MA
Ademi – MA
ANEOR
SECOVI-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea