Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/04/2020

Covid-19: Construção civil lança campanha Construindo Boas Práticas

A construção civil do Maranhão, considerada atividade essencial pelo decreto estadual que propõe medidas restritivas para diminuir a circulação de pessoas durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segue trabalhando com muita responsabilidade e passou a adotar uma série de ações que alteram a rotina de trabalho nos canteiros de obras do setor. Nesta segunda-feira (20), foi lançada a campanha Construindo Boas Práticas.

A campanha do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), visa orientar as empresas de construção civil a adotarem medidas preventivas e orientativas nos canteiros de obra, como forma de prevenção ao novo coronavírus.

A ação contou com a distribuição de máscaras e kits de higiene e medição de temperatura aos trabalhadores da obra do Hospital da Ilha. Na ocasião, também foi reforçada a importância da repetição dos procedimentos, a redivisão dos turnos de trabalho e reorganização de refeitórios e demais ambientes para evitar aglomerações.

 

Da esquerda para a direita: Diogo Lima, superintendente do Sesi-MA e Fábio Nahuz, presidente do Sinduscon-MA, em ação de conscientização no canteiro de obra do Hospital da Ilha (Foto: Divulgação Sinduscon-MA)

 

O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz ressaltou que as empresas estão aprofundando suas ações de segurança e saúde do trabalhador nos canteiros para conter o avanço do novo coronavírus e, acima de tudo, proteger a vida. “Desde o início sinalizamos que estaríamos executando as obras com muita seriedade e com respeito à mão-de-obra. Sabemos que esse tipo de ação garante a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos”, destacou.

Outro cenário que merece atenção nesse momento é o psicológico dos trabalhadores. O momento provoca uma série de implicações emocionais e sociais. Os riscos envolvidos, a necessidade de mobilização para o enfrentamento da pandemia, a emergência de medidas de prevenção e a perspectiva de dias difíceis pela frente fazem do momento um período delicado, que exige responsabilidade, cautela e colaboração. Pensando nisso, a ação contou com a participação da psicóloga do Sesi-MA, Bruna Dutra.

Segundo o superintendente do Sesi-MA, Diogo Lima, ações como essa são extremamente importantes à medida se vê a curva de contágio avançando e a necessidade da manutenção da economia desde que as pessoas trabalhem com segurança e tenham condição de desenvolver as suas atividades auxiliadas por órgãos que foram criados para esse fim. “Dessa forma, é possível diminuir um pouco os impactos dessa crise e buscar soluções melhores e aguardar que tudo isso se resolva da melhor forma possível. Essa é a função do Sesi: cuidar da saúde do trabalhador e estar ao lado das pessoas”, concluiu.

O agendamento das visitas é feito pela engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho do Sinduscon-MA, Mariana Braga pelo telefone (98) 98815-1838.

 

Hospital da Ilha

Ofertar atendimento público de excelência é a proposta do Hospital de Ilha, equipamento de saúde em construção idealizado como solução definitiva para o problema de urgência e emergência da região metropolitana de São Luís. É uma das obras do Governo do Maranhão em execução na capital e que está sendo realizada por meio de consórcio formado pelas empresas Gomes Sodré Engenharia e Amorim Coutinho Engenharia.

Orçada em R$ 132 milhões, a obra tem números que impressionam. Serão 32 mil m² de área construída em um terreno com 62 mil m² de área total. Na primeira etapa, serão entregues 212 leitos, distribuídos em sete blocos de atendimentos; na segunda etapa, serão totalizados aproximados 400 leitos de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
SECOVI-GO
Sinduscon-TAP
Sinduscon-TO
Sinduscon-JF
Ascomig
Sinduscon-PLA
Ademi – MA
ADEMI – BA
Sinduscon-PR
Sinduscon-BA
SINDICIG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea