Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/07/2011

Contribuição para a mudança social

"Cbic"
18/07/2011 :: Edição  137

 

Jornal Estado de Minas/MG 17/07/2011
 

Contribuição para a mudança social

Daqui a um mês, mais precisamente em 20 de agosto, trabalhadores da indústria da construção do país viverão um dia especial. Trata-se do Dia Nacional da Construção Social, em sua quinta edição, e que devido ao seu enorme sucesso já integra o calendário de eventos do setor no país. Na ocasião, serão oferecidos diversos serviços de saúde e cidadania, além de atividades de esporte, lazer e cultura aos operários e seus familiares em mais de 25 localidades de norte a sul do Brasil.
 Para se ter noção da grandiosidade do evento, no ano passado foram oferecidos mais de 500 mil atendimentos no país. Em Minas Gerais, onde a data é organizada pelo Sinduscon-MG, Sicepot-MG e Seconci-MG, esse número chegou a quase 50 mil. E a expectativa é de que, a cada ano, esses atendimentos aumentem ainda mais, uma vez que é isso o que vem ocorrendo desde 2007. Na nossa avaliação, esses resultados mostram que o Dia Nacional da Construção Social está na direção certa: de construir o patrimônio ético do setor, valorizando cada vez mais seus trabalhadores e incentivando os empresários a investirem em práticas de responsabilidade social e cidadã.
 A ideia dessa data surgiu na entidade maior do segmento – a Câmara Brasileira da Indústria da Construção -, que acredita que a adoção de uma estratégia de desenvolvimento, crescimento e qualidade de vida para os operários vai muito além dos canteiros. Além dos resultados práticos para as empresas, advindos da motivação, elevação da autoestima e criatividade, que proporcionam melhor qualidade de produção, eliminação dos desperdícios e criação de técnicas e métodos inovadores, contribui principalmente para a mudança social. Afinal, gente feliz e reconhecida tem mais estímulo para se posicionar na vida.
 Um dado interessante que agrega valor ao evento e aos participantes é o fato de ele ser temático. Isso é, ao escolher um tema para cada ano, os organizadores têm que se esforçar para oferecer serviços que façam referência ao mesmo para conscientizar os presentes sobre o assunto.
 Este ano será defendida a bandeira do meio ambiente com a seguinte frase instigadora: "O planeta é a sua casa. Cuide bem dele". A partir disso, serão realizadas atividades que proporcionem um pensar voltado para a preservação dos recursos naturais, por meio de oficinas de reciclagem, encenações teatrais, concursos e outras iniciativas lúdicas. O que se pretende é que essas atividades reverberem no dia a dia dos participantes e não fiquem apenas na ação pontual.
 Para nós, o Dia Nacional da Construção Social, apesar de ainda criança, já é um marco nas ações de responsabilidade social e cidadã do setor. Ao usar todos os espaços que temos para divulgá-lo ao máximo, nossa pretensão é fazer coro a uma sábia fala do sociólogo Betinho, o Herbert de Sousa, e instigar outros setores a fazerem o mesmo: "As empresas, públicas ou privadas, queiram ou não, são agentes sociais no processo de desenvolvimento. A dimensão delas não se restringe apenas a uma determinada sociedade, cidade, país, mas no modo com que se organizam e principalmente atuam, por meio de atividades essenciais. (…) Há cada vez mais necessidade de demonstrar à sociedade que não se progride sem a pureza do ar, a preservação das florestas e a dignidade da população".

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SF
Sicepot-PR
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-SM
Ademi – DF
SECOVI-SP
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-MA
Aconvap
Sinduscon – Lagos
Ademi – SE
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea