Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/12/2014

Construtoras baianas investem em eficiência energética

"Cbic"
08/12/2014

A Tarde – Últimas Notícias

Construtoras baianas investem em eficiência energética

A concessão do inédito Selo Procel Edificações, promovido pela Eletrobrás, ao empreendimento baiano Hangar Business Park "jogou luz" sobre a busca pela eficiência energética na construção civil. Se, por um lado, aumenta a cada dia a preocupação com sustentabilidade e economia, por outro, boa parte das medidas ainda se limita a edifícios de altíssimo padrão.

Um dos mais arrojados centros empresariais do Brasil, o Hangar, construído pela Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), tornou-se o primeiro empreendimento em todo o país a receber o "Triple A" do selo, o que significa a obtenção de eficiência nos quesitos envoltória, ar-condicionado e iluminação. O Procel, que existe há 20 anos para medir a eficiência energética de eletrodomésticos, especialmente geladeiras, passou a aferir a eficiência das edificações brasileiras há dois anos.

"Nós recebemos sete selos e 17 etiquetas, o que é um reconhecimento à eficiência energética do projeto", comemora Eduardo Pedreira, diretor da OR, responsável pela construção localizada bem no final da Avenida Paralela, sentido aeroporto.

Para contemplar todos os requisitos do selo e outras demandas por sustentabilidade, a empresa teve que aumentar em 2% o orçamento da obra, que possui nove torres, incluindo duas que são utilizadas pelas redes hoteleiras Íbis e Novotel, sendo as demais destinadas à ocupação empresarial.

Esse percentual não se limita à questão energética. A água do chuveiro dos hóspedes dos hotéis é reciclada e reaproveitada para jardinagem e lavagem de equipamentos. "Isso acaba gerando economia de energia também, uma vez que gasta-se menos eletricidade para bombear água nova dos reservatórios", afirma Pedreira.

De acordo com o executivo, o valor investido em sustentabilidade acaba se revertendo em uma economia superior a 30% no valor da conta de energia elétrica do complexo. Pedreira avalia que com as intervenções, como o material usado na fachada, lâmpadas LED em todos os lobbies e aparelhos de ar-condicionado mais eficientes, é possível economizar até 30% na conta de energia.

Incentivo à inovação 

 Diretor de sustentabilidade da Associação de Dirigentes Empresariais do Mercado Imobiliário (Ademi-BA), Rafael Valverde considera que os selos de eficiência energética são um bom incentivo à inovação na construção civil, mas classifica os critérios para a concessão de alguns selos como complexos.

"Não há muita clareza nas regras", afirma Valverde, que defende a concentração de esforços no cumprimento das normas estabelecidas pelo IPTU Verde, que a prefeitura de Salvador está adotando.

Sua empresa, a Civil, implementou algumas medidas para eficiência energética no novo centro empresarial construído no Costa Azul, o Civil Towers. As três torres têm fachada com 40% em vidro refletivo azul com baixo fator solar e 60% de alumínio composto branco. Uma combinação que, segundo os engenheiros, aproveita melhor a incidência dos raios solares.

A cobertura do Civil Towers possui isolamento térmico nas duas torres, o que, segundo Valverde, traz maior conforto térmico dentro da edificação e reduz a utilização das máquinas de ar-condicionado.

Outra obra de alto padrão, a Mansão Wildberger, no Largo da Vitória, está sendo concebida com redução de perdas de energia elétrica, por meio do bus way, sistema de alimentação dos apartamentos, e um sistema de medição eletrônica remota, que minimiza erros de leitura e possibilita controle e programação do consumo.

Ampliação de conceitos  "O projeto não foi realizado na intenção de certificar o empreendimento com o Selo Procel, mas buscamos aplicar conceitos de eficiência energética, que são a proposta do Selo Procel Edifica", afirma o gerente do Consórcio MRM/João Fortes, Luiz Heleno Fernandes de Souza, responsável pela construção da Mansão Wildberger.

Fernandes concorda que a adoção dos parâmetros estabelecidos pelos selos de eficiência energética são um fator de aprimoramento para a indústria da construção civil na busca pela sustentabilidade.

Além do Procel Edifica, o mercado conta com os selos Casa Azul da Caixa e o Aqua (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JP
Sinduscon-Teresina
Assilcon
ADIT Brasil
Sinduscon-RIO
SECONCI BRASIL
Sinduscon-RO
Sinduscon-BA
Sinduscon-Brusque
Sinduscon – CO
Sinduscon-DF
Ademi – RJ
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea