Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/03/2011

Construção também foi destaque

 

04/03/2011 :: Edição 051

Jornal Diário do Comércio/BR   |   04/03/2011

construção também foi destaque

LUCIANE LISBOA

O setor da construção civil também contribuiu consideravelmente para o bom desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano passado. A participação do segmento no resultado foi de 5,3%, e seu crescimento na comparação com 2009 atingiu 11,6%, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil  no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Luiz Fernando Pires, o resultado positivo já era esperado, em função do comportamento que o setor vinha mantendo nos últimos cinco anos.

"Foi um conjunto de ações que culminaram nesse resultado. As condições de estabilidade da economia, a valorização que os imóveis vêm tendo nos últimos anos e a adoção de medidas de ampliação do crédito habitacional no país favoreceram o crescimento do setor", afirmou.

Ele disse, ainda, que é preciso ressaltar a importância dos programas habitacionais lançados pelo governo federal, como o "Minha Casa, Minha Vida ", que possibilitaram à população de classes sociais mais baixas terem acesso à casa própria. "Nada disso seria possível se não tivesse ocorrido aumento real da renda dos trabalhadores. Emprego e crédito criam condições boas para as pessoas poderem investir", disse.

Na opinião do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), Alberto Salum, o aumento dos investimentos em infraestrutura no ano passado também impactou positivamente o setor.

"As grandes obras, principalmente as voltadas para os eventos que irão ocorrer no Brasil nos próximos anos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, também contribuíram. E a tendência é que o nível de investimentos seja mantido ou até mesmo aumente neste ano", afirmou. A expectativa, segundo ele, é de que em 2011, o PIB da construção civil repita o resultado do ano passado. "O mercado está aquecido", disse Salum.


"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

"Cbic"
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AC
Sinduscon-GO
Sinduscon – Vale
Sinduscon Anápolis
Sinduscon – Vale do Piranga
Ademi – GO
Sinduscon-SE
Sinduscon-AP
SECOVI-GO
Sinduscon-Brusque
Sinduscom-SL
Sinduscon-Mossoró
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea