Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/01/2015

Construção sustentável é pelo menos 30% mais cara

"Cbic"
22/01/2015

O Globo

Construção sustentável é pelo menos 30% mais cara 

Ganhos no futuro cobrem  investimento inicial, diz  diretor de operações  

 O diretor de operações da rede Arena, José Domingo, afirma que é muito mais caro realizar uma obra com conceitos sustentáveis, mas o investimento se torna viável no longo prazo.

 – Os números iniciais assustam, porque uma obra normal fica muito mais barata. Quando se faz o orçamento é possível calcular que o projeto ficará, pelo menos, 30% mais caro. Optar por uma construção sustentável requer mão de obra especializada e materiais mais caros. Mas os ganhos no futuro compensam. Na hora de repensar os gastos com manutenção e, principalmente, o impacto menor para o planeta, vale a pena – afirma Domingo.

 Segundo o diretor, o projeto dos hotéis também prevê que a água descartada seja tratada e reutilizada nos vasos sanitários:

 – O banheiro é o campeão do consumo de água. Nos dois hotéis, por exemplo, foram instaladas duchas e torneiras  que conseguem liberar menos água, mas, ao mesmo tempo, a quantidade é muito satisfatória para o cliente.

 EM BUSCA DO SELO VERDE

 Também segundo o diretor de operações, após a inauguração do hotel, a empresa tentará obter o Selo Verde da Prefeitura do Rio, que concede descontos e isenções fiscais para os empreendimentos que adotam medidas para minimizar os impactos ambientais. Em seguida, buscará a certificação internacional LEED, considerada, hoje, o principal reconhecimento de construção sustentável. A rede possui ainda um hotel em Copacabana, mas que não possui certificado de eficiência.

 Engenheiro especializado cm soluções sustentáveis, Chicko Sousa diz que as novas construções privilegiam conceitos de sustentabilidade porque a opção também está se tomando uma forma de fazer propaganda do próprio negócio:

 – Com as pessoas cada vez mais conscientes das práticas ecológicas, o interesse em prédios verdes é maior. No caso de hotéis, já há clientes que só se hospedam em edifícios verdes. É uma tendência irreversível.

 
 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-VT
Ademi – DF
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-SM
Ascomig
Sicepot-PR
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-TAP
APEMEC
Sinduscon – CO
Sinduscon-AL
Sinduscon-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea