Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/08/2014

Construção deve ter produtividade medida

"Cbic"
20/08/2014

Diário do Nordeste

Construção deve ter produtividade medida

Equipe do Indi e da UFC durante a apresentação do estudo, na sede da Fiec. A pesquisa contou com a participação de um estudante do MIT

A proposição de um índice que possa medir a produtividade da indústria da construção civil no Ceará é um dos resultados do estudo temático Produtividade Industrial – Medições, Classificação e Determinantes, apresentado ontem pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (Indi). O levantamento, realizado por meio do projeto Apóstolos da Inovação do Programa Uniempre, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), tem parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e contou com a participação de um estudante do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).

A elaboração do índice, segundo o estudo, deve vir acompanhada de uma ferramenta eletrônica para verificar a classificação das indústrias no ranking de produtividade e da publicação de uma série continuada de pesquisas qualitativas sobre os determinantes da produtividade. "A ideia é que o empresário, quando ver a posição em que ele está no ranking do seu setor, possa ser instigado a investir em produtividade", explica o arquiteto e aluno da pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da UFC, João Bosco Pinheiro, membro da equipe do estudo.

A pesquisa piloto é voltada para a indústria da construção civil, mas deve ser ampliada para que possa ser aplicada a outros setores, segundo o arquiteto. O levantamento foi realizado em um período de três meses, com base em pesquisas bibliográficas e visitas a dez canteiros de obras no Estado.

Acesso às informações 

 A melhor formatação do índice proposto e a aplicação do mesmo a outros setores depende ainda do fornecimento de mais dados das empresas à equipe do estudo. "Tivemos algumas dificuldades na hora de conseguir essas informações, porque são dados estratégicos das empresas. Precisamos de uma amostra maior para definir o peso das variáveis", explica Pinheiro.

Os elementos que compõem o índice, segundo a pesquisa, compõem o balanço patrimonial das empresas (ativo, receita, custo de materiais e de mão de obra). O trabalho de captação e análise dos dados foi supervisionado pelo professor Barros Neto, do departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil da UFC, e por uma equipe de economistas do Indi, liderada pelo mentor do Apóstolos da Inovação, Marcos Tavares.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PR
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon Sul – MT
Ademi – ES
SECOVI-SP
Ascomig
ADEMI-AM
Ademi – DF
SINDUSCON – SUL
Ademi – AL
SINDICIG
Sinduscon – Lagos
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea