Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

27/10/2014

Construção demanda capacitação

"Cbic"
27/10/2014

DCI Online

Construção demanda capacitação

Em tempos de crise, profissional especializado é estratégico para o aumento da produtividade da obra. No Brasil, existem 3,5 milhões de CLTs no setor

Vivian Ito

São Paulo – Mesmo com a queda no número de lançamentos imobiliários, o setor de construção civil demanda profissionais capacitados. Para especialistas, qualificação técnica é um dos fatores principais que interfere na produtividade de uma obra.

"A falta de aquecimento no setor diminuiu a oferta de emprego, entretanto, o mercado de capacitação ainda tem espaço para crescer", diz o vice-presidente de relações capital-trabalho do Sindicato da Construção (SindusCon-SP), Haruo Ishikawa.

Para ele, cerca de 30% dos funcionários de uma obra são assistentes e não possuem experiência. "E mesmo com a retração, as empresas investem nos funcionários com capacitação e qualificação", afirma, já que este é um dos principais fatores que influencia no acabamento da obra, na diminuição de desperdício de material e na técnica de construção.

Em 2005, o setor possuía 1,5 milhões de funcionários com carteira assinada. Atualmente o número é de 3,5 milhões. Com a diminuição da oferta de emprego e o aumento de pessoas no mercado, a qualificação é a melhor saída para que os profissionais atinjam a pretensão salarial.

Mercado

Pensando nisso, a franquia que capacita profissionais do setor, Instituto da Construção, visa a abertura de 43 novas unidades em 2015. "A oferta por profissionais caiu, mas a demanda por cursos está aquecida", afirma o presidente da Resolve Franchising – detentora da marca -, David Pinto,

A empresa já formou mais de 10 mil alunos e possui 47 unidades no Brasil. A previsão de crescimento do faturamento é de 30% até o final do ano.

De acordo com ele, o mercado possui uma carência muito grande por profissionais qualificados e a tendência é que o número de cursos aumente.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-RS
Sinduscon-BC
Sinduscon-MS
Sinduscon – Norte
Sinduscon-RIO
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon – Vale do Piranga
SECONCI BRASIL
Sinduscon-Norte/PR
Ascomig
Sinduscon-TAP
ADEMI-AM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea