Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/12/2020

Construção conclui 71% do total de negociações entre janeiro e novembro

Radar Convenções Coletivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizado por meio da sua comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), indica que da última edição (novembro/2020) até o começo de dezembro foram analisados mais sete instrumentos normativos. Assim, do total de 58 negociações com data base entre janeiro e novembro, foram 41 concluídas, o que significa 71% do total.

Dos novos instrumentos coletivos analisadas desde novembro, dois são aditivos a convenções coletivas com vigência entre 2019-2021, um é aditivo que prorrogou a vigência de CCT 2019-2020 para 2021, e os demais são convenções coletivas, sendo uma delas com prazo de vigência de dois anos (2020-2022).

O documento revela que, das negociações avaliadas, não há nenhuma com data-base em outubro.

Com as negociações encerradas no mês de novembro, mantém-se a média de três meses entre a data base e a assinatura do documento para a celebração dos instrumentos normativos no ano de 2020.

Quando se analisa por região, verifica-se que a grande maioria das negociações concluídas foram na região Sul.

O radar também indica aumento no número de negociações coletivas concluídas e traz informações sobre:

  • Reajustes salariais
  • Ganho real
  • Reajustes diferenciados por faixa de salário
  • Pisos salariais
  • Principais Benefícios

 Convenções Coletivas

O Radar Convenções Coletivas utiliza como critério de análise as convenções coletivas firmadas pelo sindicato associado à CBIC, cuja categoria seja a indústria da construção, que estejam disponibilizadas no Sistema Mediador da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ou no sítio eletrônico da entidade empresarial e, ainda, que tenham como abrangência territorial a cidade sede da entidade.

Radar Convenções Coletivas, de periodicidade mensal, tem por objetivo dar um panorama geral dos principais dados extraídos das convenções coletivas firmadas pelos sindicatos associados à CBIC e está disponível no site da entidade.

O informativo integra o projeto ‘Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI – BA
Abrainc
Sinduscon-DF
Sicepot-RS
Sinduscon-RO
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
FENAPC
SECOVI-SP
SINDUSCON – SUL
ANEOR
Sinduscon-RS
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea