Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/11/2014

Construção civil: Maringá é exemplo em reunião de prefeitos

"Cbic"
11/11/2014

blogs.odiario.com

Construção civil: Maringá é exemplo em reunião de prefeitos

Experiências bem-sucedidas e cases de Maringá e Fortaleza na área da construção civil, além dos resultados do I Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção realizado no mês de outubro em Curitiba, estão sendo debatidos na 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) iniciada ontem e que terminará hoje em Campinas (SP).

No evento com conta com a participação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o vice-presidente para Assuntos de Saúde da FNP e prefeito de Maringá (PR), Carlos Roberto Pupin, coordenou os debates sobre experiências que obtém exito na potencialização de receitas e diminuição de prazos.

O prefeito destacou que Maringá diminuiu de oito meses para 15 dias o prazo para recebimento da licença de construção ou licenciamento: “A administração pública não pode atrapalhar a vida do empresário que quer investir na sua cidade. Diante disto, fomos buscar experiências e ferramentas para que nós pudéssemos fazer as coisas acontecerem mais rapidamente”.

A secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, falou sobre a “Desburocratização de licenciamentos na construção civil: experiências exitosas para a construção civil”. Segundo ela um estudo que propôs levantou que por conta do excesso de burocracia e demora em solucionar as questões, o imóvel fica, ao final do processo de compra, 12% mais caro: “A burocracia é o principal gargalo do setor da construção civil. A desburocratização agrega valor à administração pública e é uma vantagem competitiva”.

Apresentando um estudo realizado pela entidade que preside, a CBIC, José Carlos Martins, apresentou mostrou o crescimento do mercado imobiliário brasileiro em uma década: “Em 2003, a movimentação do mercado imobiliário era de 2.3 bilhões. Hoje, 110 bilhões. Um salto absurdo na qual nem governo, nem gestores podem ficar alheios.”

Além dos debates na Plenária de Prefeitos, os secretários e dirigentes de habitação estão constituindo uma comissão para a criação do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Licenciamento Urbano. O objetivo é a construção de um calendário para que a comissão permanente seja eleita durante o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS).

O estudo da CBIC tem oito proposições, e pode ser acessado no site www.cbic.org.br.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SM
ASSECOB
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-Joinville
SECOVI-GO
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Ademi – AL
Sinduscon-Costa de Esmeralda
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-RS
Sinduscom-SL
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea