Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/08/2011

Construção civil está aquecida em Imperatriz

"Cbic"
29/08/2011:: Edição 167

 

Jornal O Estado do Maranhão/MA 28/08/2011
 

Construção civil está aquecida em Imperatriz

O setor da construção civil continua em alta em Imperatriz, registrando extraordinários índices de crescimento. Nos últimos seis meses, novas edificações foram erguidas.
 Os reflexos de que o município passa por um processo de desenvolvimento acentuado são os números da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento (Sepluma) com a relação à expedição de alvarás para construção civil.
 Num único dia, a secretaria expediu alvarás autorizando a construção de mais de mil unidades habitacionais. O projeto é de responsabilidade da Dimensão Engenharia Ltda, recentemente instalada em Imperatriz, mas que já vislumbra a execução de novas obras em razão do crescimento da economia imperatrizense.
 Responsável pelo setor de expedição de alvarás da Sepluma, Antônio José Silva disse que a empresa trabalhará na construção de novas unidades habitacionais em cinco etapas. O primeiro lote começará a ser edificado em setembro.  As obras serão iniciadas com a construção de 240 casas. Em seguida, serão levantadas mais 260. Na terceira fase do projeto, 279 residências serão construídas. Na quarta etapa, 250 e, na sequência, concluindo as obras, serão levantadas mais 183 unidades , detalhou Antônio José.
 A previsão é de que sejam geradas pelo menos 300 novas vagas de empregos diretos e indiretos, em face da construção das novas mil unidades habitacionais em território imperatrizense.
 O técnico disse que a economia do município será aquecida em razão das novas obras.  Essa nova obra deverá aquecer a economia e o mercado local da construção civil , reforçou Antônio José.
 A movimentação no setor de expedição de alvarás da Prefeitura de Imperatriz tem sido significativa desde o ano passado, quando empreendedores de importantes centros comerciais do país demonstraram interesse pelas potencialidades de negócios relacionados às áreas do comércio, com ênfase para o varejo, da indústria, da educação e dos serviços.
 Desvantagem – Um dos aspectos negativos do boom econômico do município refere-se à falta de mão de obra qualificada. É só observar as placas afixadas nas construções que estão acontecendo em vários pontos da cidade. As placas anunciam vagas para setores considerados vitais e que até recentemente eram facilmente preenchidas. São cargos para mestre de obras, pedreiros, marceneiros, eletricistas, entre outros.
 Os empresários da construção civil dizem que o fenômeno se deu por causa da ida de trabalhadores da área para outros centros brasileiros, tendo em vista o setor continuar em franco processo de desenvolvimento também nacionalmente.
 Nos últimos anos, vários operários da construção civil foram para outras cidades, pois lá estavam acontecendo importantes obras , comentou o empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz.  Isso se deve ao fato da importação de trabalhadores qualificados para outras regiões , reforçou o técnico Antônio José.
 Para o (Sinditeto), João Neto Franco, a tendência é de o setor continuar crescendo, principalmente por causa do anúncio da chegada de novos empreendimentos a Imperatriz.
 A entidade tem prestado orientação necessária para concretização dos projetos.  Temos dado a atenção necessária por meio dos órgãos pertinentes, haja vista que, cada vez mais, os empresários estão buscando informações e participado de ações que visem o fortalecimento da mão de obra local , frisou o sindicalista.
 A empresa dirigida por João Neto, a Franco Engenharia, cresceu e ganhou projeção além das fronteiras regionais, sendo uma das mais novas filiadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon).  Estamos fazendo o melhor de nós. A meta é podermos contribuir com o crescimento regional , avaliou João Neto.
 O sindicalista é um dos entusiastas do Sistema S, formado, entre outros, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com presença exitosa no que se refere à qualificação de trabalhadores para posterior ingresso nas distintas áreas do mercado de trabalho, tanto em nível nacional quanto local.
 O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Imperatriz, Washington Luís Oliveira, também se mostra confiante nos números que estão sendo registrados no âmbito da construção civil em Imperatriz. Mais de 15 mil trabalhadores continuam empregados.  Estamos prevendo crescimento ainda maior em 2012 , disse o líder sindical. Ele observou que novas solicitações continuam sendo feitas ao setor competente da Prefeitura de Imperatriz.
 Vendas   Com a perspectiva de que as vendas de material de construção permanecerão estáveis até o fim deste ano, as lojas do setor em Imperatriz continuam formando estoques.
 Os lojistas estão animados, investindo e, ao mesmo tempo, apostando em promoções, que atraem os consumidores. Pedro Gomes, 49 anos, administrador da Scala Materiais para Construções, localizada na Avenida Getúlio Vargas, disse que os negócios estão fluindo normalmente na empresa em que trabalha, acreditando em um crescimento de 10% a 15% nas vendas em Imperatriz até o fim do ano.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Lagos
SECONCI BRASIL
SECOVI-SP
Ademi – AL
Assilcon
Sinduscon-AL
ADEMI – BA
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-RS
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-BA
Sindicopes
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea