Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/01/2014

Construção civil do Maranhão está mais otimista

"Cbic"
15/01/2014

O Estado do Maranhão

Construção civil do Maranhão está mais otimista

Pesquisa com empresários do segmento mostra em 62,5 pontos o indicador da expectativa para os próximos seis meses. 

 Os empresários da indústria da construção civil estão otimistas com 2014. A informação está na Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão, pesquisa realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), e divulgada ontem. De acordo com o levantamento feito com empresários do segmento industrial, o indicador da expectativa para os próximos seis meses ficou em 62,5 pontos.

Pela metodologia da pesquisa, todas as vezes que o indicador da produção industrial fica acima dos 50 pontos, em uma escala que vai de zero a 100, o indicativo é de aumento. Quando o resultado é igual a 50 pontos a pesquisa indica estabilidade e ao ficar abaixo deste patamar indica queda.

Ainda de acordo com a pesquisa, o resultado indica que a indústria maranhense está bem mais otimista do que no mesmo período de 2012, quando o indicador marcou 52,5 pontos, e bem mais otimista do que o empresário do segmento no Nordeste e para o Brasil, onde as pesquisas mostram indicadores em 56,4 pontos e 59,2 pontos, respectivamente.

"As expectativas para os próximos seis meses mostram um resultado 3,5 maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior. No Brasil, o índice foi de 56,4 pontos e no Nordeste, 59,2 pontos", diz a pesquisa.

De acordo com os dados levantados pela Fiema, os empresários do setor esperam que no primeiro semestre de 2014 comprem mais insumos e matérias primas, que haja mais empreendimentos e serviços e também projetam maior contratação de empregados. Os indicadores para estes três quesitos ficaram em 58,5 pontos, 62,5 pontos e 58,7 pontos.

Produção – Quanto à produção do segmento, a Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão mostrou que houve ligeira retração, com o indicador ficando 49,3 pontos.

Porém, a boa notícia é que foi 2,9 pontos maior do que o indicador para o mês de outubro de 2013, que marcou 46,4 pontos, o que indica viés de crescimento e justificaria o otimismo dos empresários com os próximos seis meses.

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RIO
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Ademi – RJ
ANEOR
Sinduscon – Lagos
FENAPC
APEOP-SP
SECOVI-PR
SECOVI- PB
Sinduscon-SP
Sinduscon-AC
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea