Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/11/2016

CONSTRUÇÃO CIVIL AVANÇA NA CAPACITAÇÃO E LEVA SEMINÁRIO SOBRE ÉTICA E COMPLIANCE PARA O RIO DE JANEIRO

Promovido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, seminário reunirá empresários da construção civil no Sinduscon-Rio, no dia 8/11, para debater a importância do compliance nas organizações O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do seminário “Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz”, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sesi Nacional, o evento dá continuidade ao processo de capacitação dos associados do segmento da construção iniciado em junho. Com a realização pelo Sindicato da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civi (Seconci-Rio), com o apoio da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), o encontro no Rio inaugura a agenda de debates na região Sudeste, mobilizando empresários e dirigentes da construção civil e também o Ministério Público Estadual.

Durante o encontro no Sinduscon – Rio, Gesner Oliveira, consultor da G.O Associados e Leonardo Barreto, cientista político, dois dos especialistas responsáveis pela formulação de parte dos documentos do Guia de Ética e Compliance para lnstituições e Empresas da Construção Civil apresentarão as linhas gerais do tema. O procurador do Estado do Rio de Janeiro, André Rodrigues Cyrino, participa do painel central sobre a questão da ética e compliance na construção. O programa de Compliance desenvolvido pela Siemens AG é o estudo de caso que será apresentado pelo diretor de Compliance da Siemens, Reynaldo Makoto Goto. “O combate a corrupção e o estímulo a legalidade são exigências irrenunciáveis para o nosso setor”, afirmou o presidente do Sinduscon-Rio, Roberto Kauffmann.

A CBIC vai apresentar durante o encontro o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas. Esse ferramental é inédito e inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas.

Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor. “São exemplos os projetos mal feitos, a falta de transparência na ordem cronológica do pagamento de faturas e orçamentos irreais”, diz o presidente da CBIC, José Carlos Martins. “Nosso objetivo com este evento é disseminar o tema entre as empresas do setor e apoiá-las para que possam estruturar seus próprios sistema internos de Compliance. A CBIC apoia e defende a criação de um ambiente de negócios mais transparente e justo que permita a livre concorrência contribuindo para o fortalecimento das empresas e da economia e porque não da sociedade Brasileira, afirma Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do SECONCI e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC).

ESFORÇO PEDAGÓGICO – Disponíveis também em meio digital (https://cbic.org.br/sites/default/files/etica.pdf), os documentos apontam as melhores práticas no relacionamento empresarial com o poder público e outros atores e são o desfecho de um trabalho iniciado em 2013, em paralelo às discussões em torno da lei anticorrupção no Congresso Nacional, quando a CBIC e seus parceiros decidiram atualizar as informações disponíveis e formular um arcabouço mais moderno nessa área. “A lei anticorrupção é uma marco ainda novo e há desinformação. Esse projeto tem como objetivo principal levar informação qualificada às empresas”, diz Martins. A agenda de trabalho dos próximos encontros está em fase de confirmação. A expectativa é de realização até o próximo ano em outras localidades como São Paulo, Fortaleza, São Luis, Pernambuco, Goiás, Belo Horizonte, Paraíba, Porto Alegre. Rode o link abaixo e veja a programação completa: https://www.dropbox.com/sh/5k34o9rtwki7nem/AACaDDfLHzxQfTE8XWxUgMpFa?dl=0

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MT
Sinduscon Chapecó
APEOP-SP
SECOVI-PR
ADIT Brasil
APEMEC
Sinduscon Anápolis
Sinduscom-SL
Sinduscon-AM
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – ES
Ademi – SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea