AGÊNCIA CBIC
Comprador aceita pagar mais por inovação
24/03/2014 |
Folha de S. Paulo Comprador aceita pagar mais por inovação DE SÃO PAULO Pesquisa foi divulgada em feira de construção em São Paulo, que se encerrou ontem Economia de água, luz e segurança são diferenciais na hora de vender um imóvel no país, segundo pesquisa divulgada na Feicon Batimat, feira de construção que apresentou, em São Paulo, as novidades do setor. Segundo o levantamento da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e do Instituto Sensus, o consumidor brasileiro está disposto a pagar mais por tecnologias que resultem em maior segurança, conforto e sustentabilidade ambiental. O levantamento, realizado em 23 estados e no Distrito Federal, ouviu 1.123 pessoas no período de 11 a 15 de maio de 2013. De forma espontânea, os entrevistados apontaram os itens economia (30,2%), segurança (16,3%), conforto (4,9%) e ecológico (com 4,1%) como os diferenciais mais buscados em um imóvel. Na pesquisa induzida, os itens que mais pesam são aqueles que garantem economia de energia (21,4%), alarme elétrico (12,7%), economia de água (12,1%), teto solar para geração de energia (8,5%) e monitoramento por câmera (7,5%). Para Paulo Simão, presidente da Cbic, a pesquisa mostra que há mercado para que as construtoras aumentem o investimento em tecnologia durante a construção. "Com mais investimento e com ganho de escala, essas novas tecnologias terão seu custo reduzido e poderão chegar a um público muito maior", afirma. De acordo com Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP (sindicato da habitação), a predisposição de o cliente pagar até 10% mais no imóvel para ter as tecnologias sustentáveis é um dado que surpreende. (PAULA CABRERA) |
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