Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/05/2015

Comissão de Defesa do Consumidor discute atraso em entrega de imóveis

Os atrasos na entrega de imóveis e as cláusulas abusivas de contratos de compra e venda serão tema da audiência pública que a Comissão de Defesa do Consumidor realizará nesta manhã.

O debate foi pedido pelos deputados Eli Corrêa Filho (DEM-SP) e Maria Helena (PSB-RR).

Corrêa Filho lembrou que, nos últimos anos, o setor imobiliário brasileiro cresceu muito, impulsionado pela oferta de novos empreendimentos e pela facilitação de acesso aos financiamentos habitacionais. "Contudo, em muitos desses casos os consumidores acabam lesados em seus direitos em decorrência da falta de informação clara e adequada sobre as condições do negócio, a não observância do equilíbrio contratual ou pela existência de cláusulas abusivas." Uma das reclamações mais recorrentes dos consumidores diz respeito ao não cumprimento do prazo de entrega das chaves do imóvel, "sendo comum ocorrerem atrasos após o período de carência previsto, em geral de 180 dias, podendo mesmo chegar ao absurdo de durar por mais de 12 meses", criticou o parlamentar. Já a deputada Maria Helena criticou as cláusulas abusivas dos contratos imobiliários, como a cobrança de despesas condominiais antes da entrega do imóvel e a cobrança de comissão de corretagem nas vendas realizadas por representantes das construtoras. "É preciso fortalecer a proteção dos consumidores para cessar os abusos do mercado imobiliário", disse Maria Helena.

Foram convidados para discutir o assunto: – o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Amaury Martins de Oliva; – o presidente da Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo, Marcelo Manhães de Almeida; e – o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária, Flávio Prando./ Jornal Brasil – On-line |

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-NH
Sinduscon-PR
ADEMI – BA
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-PE
Sinduscon-Porto Velho
AELO
SINDUSCON – SUL
Ademi – GO
Sinduscon-RR
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-MS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea