Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/02/2019

Comisão de Infraestrutura discute novas políticas para o setor

Em sua primeira reunião do ano, a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) debaterá as novas políticas para o setor no país. O encontro ocorre nesta terça-feira (12), na sala-auditório do B Hotel, em Brasília (DF), com a presença de representantes do governo e de entidades setoriais.

Um dos destaques é a participação do secretário do Programa de parcerias de Investimentos, Adalberto Vasconcelos, e do secretário-adjunto, José Carlos Medaglia, que tratarão de assuntos relacionados à iniciativa.

A programação também conta com apresentação do secretário de Saneamento Ambiental, Jônathas de Castro, que tratará da Medida Provisória nº 868, em tramitação no Congresso Nacional. A norma traz novas diretrizes para o Marco Legal do Saneamento Básico, com o objetivo de padronizar as regulamentações de qualidade e eficiência do setor.

Durante a reunião, a Coinfra reafirmará seu posicionamento contra a utilização do pregão eletrônico em serviços de engenharia. A comissão compartilha o ponto de vista de quase todas as entidades do setor, já que a prática tem consequências como a precarização da contratação pública e a elevação do número de obras paralisadas – ao todo, são 12 mil no país, segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU).

O enfoque em obras paralisadas também repercutirá na discussão sobre o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos de obras rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os impactos da política de preços da Petrobrás para os insumos betuminosos foram consideráveis, o que onerou o custo de construção e manutenção de rodovias e tornou necessária a implementação de medidas para restabelecer os prejuízos dos contratados.

Os temas que serão tratados na reunião compõem o escopo do Plano de Trabalho conjunto CBIC e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) 2018 e 2019. As inscrições podem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário online.

Reunião da Comissão de Infraestrutura da CBIC
12 de fevereiro (terça-feira)
Das 11 às 16 horas
No auditório do B-Hotel – SHN – Quadra 5, Bloco J, Lote L, Asa Norte – Brasília (DF)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon PR – Noroete
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-SE
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-RR
APEOP-SP
ASEOPP
SINDUSCON SUL CATARINENSE
SECOVI-SP
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-PB
Ademi – ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea