Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/03/2015

Codhab pretende reestruturar cadastramento do Morar Bem

"Cbic"
09/03/2015

Jornal de Brasília – 09 de março

Codhab pretende reestruturar cadastramento do Morar Bem

Da Redação, com Agência Brasília [email protected] 

 A cada dez cadastros no programa habitacional Morar Bem — vinculado ao Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal –, quatro estão fora do perfil de quem tem direito ao financiamento. Essa foi a constatação da equipe que assumiu a Companhia de Planejamento do DF (Codhab) no início deste ano.

Dos 186,3 mil inscritos no programa, 147,4 mil estão habilitados (apresentaram a documentação pedida). Porém, 40% das indicações enviadas a à Caixa Econômica Federal são recusadas por incoerências nas informações. Registro de pessoas que não se encaixam na faixa salarial da modalidade   na qual se inscreveu ou de quem já tem imóvel próprio são algumas das irregularidades mais comuns.

Por isso, foi suspenso, há um mês, o atendimento nas  agências que faziam o cadastro de interessados em participar: a do Setor Comercial Sul e a da estação de metrô   114 Sul. "Não podemos trabalhar com uma lista 40% falha", diz o diretor imobiliário da Codhab, Jorge Daniel Sette Gutierrez.

A proposta ao interromper o cadastramento foi verificar irregularidades e melhorar os processos   de fiscalização. "É preciso haver meios de a própria Codhab verificar a autenticidade das informações para que o trabalho seja mais ágil", aponta o diretor. A companhia precisa desse tempo também para buscar recursos financeiros que permitam equipar as cidades.

Hoje, 26 editais para a construção de unidades   estão em andamento. "Existe capacidade de produção habitacional. O que não existe é a capacidade de instalação de infraestrutura na mesma velocidade", diz a gerente de Produção Habitacional da Codhab, Júnia Salomão.

O GDF busca a liberação de R$ 67 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção da infraestrutura do Parque do Riacho. Das 4.464 unidades habitacionais previstas, 1.440 haviam sido entregues até o ano passado.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
Sinduscon-PLA
Sinduscon-PR
Sinduscon-RR
SINDUSCON – SUL
APEOP-PR
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-PB
Ademi – GO
Sinduscon-ES
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea