Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/04/2011

CNI/CBIC divulga Sondagem Especial da Construção Civil sobre a falta de trabalhadores qualificados

A Sondagem Especial da Construção Civil sobre a falta de trabalhador qualificado revela que, para 89% das empresas do setor da construção pesquisadas, a falta de trabalhador qualificado é um problema para as empresas.

A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgada nesta quinta-feira (28/04) foi efetuada entre os dias 3 e 20 de janeiro de 2011, junto a 385 empresas do setor da construção, sendo 191 de pequeno porte, 145 de médio e 49 de grande porte.

De acordo com a pesquisa, 61% das empresas que enfrentam o problema da falta de trabalhador qualificado entendem que a questão afeta a busca pela eficiência e a redução de desperdícios.

A alta rotatividade dos trabalhadores foi apontada por 56% das pesquisadas como uma das principais dificuldades das empresas para capacitá-los. A pesquisa revelou ainda que 94% das que enfrentam a falta de mão de obra qualificada têm dificuldade em encontrar profissionais ligados à obra, como pedreiros e serventes.

Do universo pesquisado, 64% empresas afirmaram que enfrentam o problema da falta de trabalhador qualificado promovendo a capacitação no próprio canteiro de obra.

Segundo o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, o governo, o Congresso Nacional, o setor da Construção e a sociedade precisam formular políticas públicas que propiciem o desenvolvimento e a difusão de novos modelos construtivos mais desenvolvidos, que permitam melhor nível de eficiência, redução de perdas de materiais e maior produtividade.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-JP
Sinduscon Sul – MT
Ademi – PR
Sinduscon – CO
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
SECOVI-GO
Sinduscon-PLA
ASBRACO
Sinduscon-MS
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea