Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/11/2010

Ceramistas sofrem com invasão dos importados

CBIC Clipping

21/11/2010 :: Edição 012

Jornal Valor Econômico/BR|   21/11/2010

 
Ceramistas sofrem com invasão dos importados

Impulsionado pelo consumo doméstico, o momento do mercado para o setor de cerâmica é positivo, mas está sob a ameaça da perda de competitividade frente à concorrência com os importados.

 A avaliação é da Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer), que alerta para os desinvestimentos na indústria, com a forte entrada de produtos importados. A ameaça da concorrência internacional é gravíssima. Estamos perdendo espaço dentro do nosso país, afirmou o superintendente da entidade, Antonio Carlos Kieling.

 Segundo Kieling, o câmbio, a elevação nos preços dos insumos, os altos tributos e a infraestrutura deficiente do país tem dificultado as operações do setor. Os dados da Anfacer mostram que, somente no segmento de porcelanato, por exemplo, os produtos importados hoje já representam 55% de tudo o que é comercializado no país, o que representa 17 milhões de metros quadrados. Em 2009, essa participação estava na faixa dos 9 milhões de metros quadrados, enquanto em 2005, a parcela de importados no setor era ínfima, de 162 mil metros quadrados.

 A luz vermelha acendeu para toda a cadeia da construção civil. A concorrência se agravou de dois anos para cá, diz Kieling.

 Por outro lado, o mercado interno continua crescente, o que traz boas perspectivas para as mais de 93 empresas que compõem o setor. A Anfacer projeta para 2010 alta de 8,4% nas vendas, para 765 milhões de metros quadrados, e uma produção de 776 milhões. (VD)

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 


"Cbic"
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sicepot-PR
Sinduscon-TO
Sinduscon-Brusque
APEOP-PR
Sinduscon-AM
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sicepot-RS
Ascomig
Sinduscom-NH
FENAPC
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea