Logo da CBIC
27/01/2020

CBIC prepara novo ciclo de disseminação do BIM com ensino à distância

Verdadeira revolução nos processos produtivos da indústria da construção, o Building Information Modeling (BIM) ganha novo impulso para ser democratizado em todo o país: em 2020, essa metodologia passará a integrar o rol de exigências para licitações de diversos órgãos nas três instâncias públicas Brasil afora. Ações estratégicas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a disseminação e democratização do uso do BIM serão foco de novo esforço, focado na capacitação das empresas do setor. A entidade articula o lançamento de cursos de ensino à distância (EAD) para levar essa metodologia ao maior número possível de players entre as empresas médias e pequenas – essa iniciativa será desencadeada no âmbito do BIM Fórum Brasil, pré-lançado em 2019 e do qual a CBIC fará parte. O BIM é um avanço que chegou para ficar.

Provocadas pela entidade, construtoras e incorporadoras demonstram interesse cada vez maior no uso dessa metodologia, consolidando uma mentalidade empresarial focada na eficiência, na produtividade e na transparência, atributos fomentados pelo uso do BIM. Um conjunto de iniciativas da CBIC, em parceria com o SENAI Nacional, criaram esse novo cenário – tal esforço teve início em 2016, com a formulação de documentos orientativos e cartilhas apresentando a metodologia de forma didática e simples. O passo seguinte foi levar o tema para todo o Brasil – realizando eventos nos Estados com suas associadas – e trazer ao país especialistas internacionais de renome e credibilidade.

Nesse ciclo exitoso de aculturamento, a CBIC introduziu o BIM para um amplo leque de empresas. Conjunto de tecnologias, informações e processos combinado em plataformas digitais para projetar a gerenciar todas as fases de um empreendimento, o BIM pode ser aplicado desde a concepção e conceituação do projeto; seu desenvolvimento e construção; e no estágio pós-obra e manutenção. Ao apropriar métodos de monitoramento e mensuração mais eficazes, o BIM reduz o custo das obras atacando o desperdício e fortalecendo o planejamento e controle. Antes restrito às grandes empresas do setor, o BIM entrou na agenda das demais empresas, que enxergaram na sua adoção o investimento aderente aos objetivos de competitividade e eficiência.

Cumprida a fase conceitual, a CBIC avançou trazendo oportunidades práticas para a disseminação do BIM. Para isso, em 2018 criou o projeto BIM Colaborativo – realizado em parceria com o SENAI Nacional, o SEBRAE-DF e o Sinduscon-DF; para introduzir a metodologia no dia a dia do mercado imobiliário do DF. Capital federal, a cidade de Brasília recebeu o piloto do projeto, que teve o apoio de uma consultoria especializada e dos principais desenvolvedores de software BIM do mercado. 16 empresas participaram do projeto, cuja dinâmica é focada na experiência no manejo da metodologia.

O treinamento envolveu a concepção, modelagem e execução. Encerrado em outubro de 2019, o piloto do BIM Colaborativo mantém as participantes incubadas e terá nova rodada em 2020, com cursos mais enxutos e maior carga horária prática. CBIC e SENAI Nacional levarão o projeto para mais cidades brasileiras, colocando o BIM no dia a dia das empresas.

A disseminação da metodologia BIM alcançou maior institucionalização e mereceu a criação do BIM Fórum Brasil, instituição em que serão concentrados os esforços para a divulgação e uso da metodologia em todo o país. Pré-lançada no final de 2019, a entidade será estruturada em 2020 com o apoio da CBIC e do SENAI Nacional e conta com o apoio dos mais importantes desenvolvedores de software, empresários e entidades do setor como a Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) e o Comitê Brasileiro de Túneis (CTB) entre outros.

Todos os players envolvidos reconheceram a importância da criação do BIM Fórum Brasil e também do Chapter Brasileiro da Building Smart, vinculado a ele. As duas instituições serão implantadas simultaneamente e atuarão em conjunto, porém com independência, como acontece em outros países do mundo. A proposta é estabelecer um fórum capaz de defender os interesses comuns da indústria da construção, com vistas a enraizar a metodologia BIM nesse mercado de forma articulada e homogênea.

A democratização do uso do BIM será objeto de uma agenda intensa e estratégica em 2020. A CBIC realizará novas ações para aglutinar a indústria da construção em torno de ações que enraízem a metodologia e aprofundem o processo de modernização das empresas brasileiras. O BIM é o futuro da construção e da incorporação imobiliária.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-PR
Abrainc
Assilcon
Sinduscon-TAP
Ademi – MA
Sinduscon-SM
Ademi – ES
Sinduscon-PR
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-DF
ANEOR
APEOP-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea