Logo da CBIC

Agência CBIC

26/04/2018

CBIC participa do Seminário Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho do governo federal de 2018

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada pelo presidente da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Fernando Guedes, participou nesta quinta-feira (26/04), no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília, do Seminário Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho do governo federal deste ano (CANPAT 2018), que integra o movimento Abril Verde. O evento foi encerrado com uma cerimônia em memória às vítimas de acidentes de trabalho.

O seminário contou, entre outras, com as presenças da diretora de Inspeção do Ministério do Trabalho (MTb), Viviane de Jesus Forte; do chefe do Centro Regional da Fundacentro do Distrito Federal, Leone Lamera; do presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Fenatest), Armando Henrique, e do engenheiro Swylmar dos Santos Ferreira, da Fundacentro.

A especialista em Desenvolvimento Industrial do Sesi Nacional, Renata Rezio, abordou o tema “Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho (SST)”; o diretor da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), João Silvestre, proferiu palestra sobre o “Adoecimento Ocupacional”; o procurador federal Fernando Maciel, mestre em Prevenção e Proteção de Riscos Laborais, tratou do tema “Consequências dos Acidentes do Trabalho”, e o diretor regional do Nordeste da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Edvaldo Nunes, tratou do assunto  “Quedas do Trabalho em Altura”.

A CANPAT do Ministério do Trabalho visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prevenção de acidentes e adoecimentos que vitimam trabalhadores. Apesar de a campanha tratar da prevenção em todas as situações que envolvem o trabalho, a CANPAT 2018 tem dois focos principais: os adoecimentos e trabalho em altura, ou seja, os realizados a 2m acima do piso, como plataformas elevadas, escadas ou andaimes.

Durante a CANPAT de 2018, o Ministério deve divulgar cartilhas sobre trabalho em altura; cartilha sobre manutenção em fachadas; manual consolidado explicativo sobre a NR-35, que trata das condições seguras dos trabalhos em altura; Guia de Procedimentos da Inspeção do Trabalho (Manual de Fiscalização do Trabalho em Altura e Manual de Fiscalização do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO) e, ainda, cartilha sobre adoecimento ocupacional, elaborada para orientar trabalhadores e empregadores sobre o tema.

Outubro/2022

Parceiros e Afiliações

Parceiros

[show-logos orderby="rand" category="associados" activeurl="new" style="normal" interface="grid1" tooltip="false" description="false" limit="12" filter="false" ]

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

[show-logos orderby="title" category="afiliados" activeurl="new" style="normal" interface="grid1" tooltip="false" description="false" limit="16" filter="false" ]
X