Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/11/2021

CBIC participa do lançamento do Novo Marco de Garantias

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participou, nesta quinta-feira (25), do lançamento do Novo Marco de Garantias: Crédito Mais Simples e Mais Barato, no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo o Ministério da Economia, a medida visa baratear empréstimos e financiamentos, beneficiando quem quer empreender, investir ou comprar uma casa própria, por exemplo.

“É um passo importante para melhoria e barateamento do custo financeiro. As medidas permitem que pessoas que possuem ativos possam usá-los como garantia, reduzindo risco e consequente custo dos empréstimos. O mercado imobiliário será muito beneficiado”, afirmou o presidente da CBIC.

No âmbito do crédito imobiliário, o projeto cria diretrizes para utilização do valor já pago de um imóvel como garantia em operações de financiamento. Além disso, o mesmo imóvel poderá ser usado como garantia em mais de um empréstimo.

Durante o evento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que a instituição incentiva diferentes modalidades de crédito, por fomentar a economia. “O crédito imobiliário, por exemplo, teve um crescimento bastante expressivo em pouco mais de 10 anos”, disse.

De acordo com Campos Neto, o Brasil tem um estoque enorme de imóveis, com um grande percentual já pago. “Ou seja, tem um volume de ativo fixo na mão das pessoas e que não é usado para alavancar crédito, para gerar recursos. Instrumento que gera crédito, gera dinheiro na economia sem contrapartida fiscal”, explicou.

O executivo ainda mencionou que a potencialidade do crédito imobiliário é “totalmente subutilizada no Brasil”. “Entendemos que esse é um grande alavancador da economia. Temos um enorme potencial de ativos que não estão sendo usados. Essas medidas têm a capacidade de aumentar a atividade no setor imobiliário, de expandir o crédito e de reduzir o custo do crédito. Estamos falando de emprego, renda, inclusão e crescimento econômico”, concluiu.

Fizeram o lançamento do programa do governo federal: Jair Bolsonaro, presidente da República; Paulo Guedes, ministro da Economia; Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil; Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Luiz Eduardo Ramos, ministro Chefe da Secretaria-Geral e Pedro Guimarães, presidente da CAIXA.

Clique aqui e veja a cerimônia na íntegra

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale do Piranga
ASSECOB
Sinduscon-GO
Sinduscon-JP
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-MA
SINDICIG
Sinduscon-SM
Sinduscon-Vale do Itapocu
ADEMI – BA
Sinduscon-MG
Ademi – MA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea