Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/08/2012

CBIC lança propostas para pensar o Futuro das Cidades Brasileiras

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou hoje, em reunião do seu Conselho de Administração, um conjunto de propostas que tem o objetivo de estimular um amplo debate sobre o futuro das nossas cidades.

Essas ideias estão reunidas em um documento e um filme de animação que está sendo compartilhado com toda a base de entidades associadas à Câmara.

Esse é um chamamento que a CBIC faz à sociedade brasileira e que tem como ponto de partida e de chegada o ser humano e seus legítimos desejos de prosperidade e felicidade.

Neste momento em que os municípios de todo o país estão envolvidos no processo eleitoral que pode definir os rumos das cidades para os próximos anos, a CBIC busca estimular a reflexão sobre: que modelo de cidades queremos?

Para o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, o que motivou a CBIC a entrar nesse debate foi, primeiramente, a percepção de que o setor da construção tem a responsabilidade de contribuir nas soluções para o futuro das cidades.

No documento, a CBIC afirma que, por estar na base da economia ao implantar a infraestrutura necessária para indústrias, habitações e serviços e por ser um dos setores que mais gera empregos no país, o segmento da construção está em condições de ser um importante protagonista na mudança qualificada dos nossos centros urbanos.

“As cidades estão em constante mutação. Essa mudança acontece independentemente da visão de futuro almejada. Se a mudança é inevitável, temos de nos questionar se queremos ser reféns ou atores dessa transformação”, afirma Paulo Simão.

No documento “O Desafio de Pensar o Futuro das Cidades”, a CBIC defende que as cidades brasileiras precisam definir um Novo Modelo de Gestão Urbana onde – assim como nas escolas de samba – um “enredo” lhes confira identidade e vocação.

Nesse processo, a participação do cidadão é fundamental: desde a definição da vocação da cidade até o monitoramento das políticas públicas. Ao final, o propósito maior da gestão das cidades precisa ser o de proporcionar prosperidade e felicidade aos seus moradores.

Acesse aqui o documento e no site da CBIC, na área WEB TV, o filme das propostas para o Futuro das Cidades.
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscom-SL
Sinduscon-MA
SECONCI BRASIL
Sinduscon-JF
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-AC
Sinduscon-RS
Abrainc
Sinduscon-AM
Sinduscon-PLA
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea