Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

14/04/2011

CBIC e Centrais apresentam propostas de consenso sobre relações trabalhistas ao ministro Gilberto Carvalho

Representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e das Centrais Sindicais estiveram reunidos nesta quinta-feira (14), em Brasília, com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho (foto), e com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para tratar do tema Relações Trabalhistas.

Na ocasião, o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, apresentou ao ministro o estágio atual das discussões do GT CBIC/Centrais Sindicais, criado em 2007, com o objetivo de formular uma solução para o problema da mão de obra informal.

Ressaltou quatro pontos que são defendidos pelo GT: 1) regularização da subempreitada; 2) combate à informalidade; 3) capacitação, e 4) revisão do seguro desemprego, como forma de evitar desvios do benefício. José Carlos ressaltou ainda o trabalho dos Seconcis (Serviço Social da Construção Civil), que realizou 1 milhão de atendimentos médicos em 2010, além de campanhas de segurança no trabalho.

Por fim, falou do trabalho realizado pelo Comitê de Incentivo à Formalização, formado por representantes dos trabalhadores, dos sindicatos da indústria da construção e de entidades regionais do Paraná, como modelo a ser levado para o país.

Durante a reunião, ficou definida a criação de um Grupo de Trabalho composto por seis representantes dos empresários, seis das centrais sindicais mais o Dieese e representantes do governo para trabalhar em torno dos temas colocados.

Também participaram da reunião, pela CBIC, o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), Antônio Carlos Mendes Gomes, e o vice-presidente de Relações do Trabalho do Sinduscon-SP, Haruo Ishikawa.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – GO
Sinduscon-PA
ADEMI-AM
Sinduscom-VT
Sinduscon-Pelotas
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-AC
APEOP-SP
Sinduscon-TAP
Sinduscon Chapecó
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea