Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/01/2023

CBIC conclui emissão de inventário de carbono do 95º ENIC

Inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) realizado durante o 95º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) e o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, realizado em dezembro de 2022, foi concluído pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A ação de política de carbono zero está entre as iniciativas tomadas por empresas, governos e sociedade, com o intuito de neutralizar a emissão de GEE.

O atestado quantificou a emissão de aproximadamente 18 toneladas durante a realização dos dois eventos, de acordo com o relatório emitido pela consultora em sustentabilidade, Patrícia Mazoni. “O inventário de emissões permite que o evento identifique o perfil de emissões, para que assim, possa gerir ações consistentes de mitigação e compensação dos impactos globais causados por sua atividade”, apontou. 

O documento demonstra a importância do reconhecimento do impacto causado e da ação voluntária compensatória para que os setores econômicos se envolvam com as questões relacionadas à mudança do clima, assumindo antecipadamente suas responsabilidades. 

A elaboração do inventário de emissão de GEE, permite cumprir os seguintes objetivos: 

  • Monitoramento de emissões de GEE
  • Benchmarking
  • Avaliação de riscos e oportunidades
  • Estabelecimento de metas
  • Acompanhamento de resultados de ações de mitigação
  • Participação em programas de divulgação de pegada climática

 

Elaborado a partir do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), o inventário apontou as fontes potenciais de emissão identificadas e qualificadas  a partir de dados levantados pelos organizadores do evento. O documento abrangeu todos os GEE reconhecidos e regulados pelo Protocolo de Kyoto: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hexafluoreto de enxofre (SF6), hidrofluorcarbonos (HFCs) e perfluorcarbonos (PFCs).

Para atingir o cálculo final, foram consideradas três categorias propostas pelo GHG Protocol: 

  • Emissões diretas de GEE provenientes de fontes que permanecem ou são controladas pelo evento – emissões de combustão em fornos, veículos da empresa ou por ela controlados, emissões de sistemas de ar-condicionado e refrigeração, entre outros.
  • Emissões indiretas de GEE provenientes da aquisição de energia elétrica que é consumida pelo evento – definida como sendo aquela que é comprada ou trazida para dentro dos limites do evento.
  • Outras emissões indiretas de GEE, categoria de relato opcional, onde são consideradas todas as outras emissões indiretas, derivadas das atividades, mas que não pertencem ou não são controladas pelo evento – o transporte de colaboradores, e as emissões relativas ao uso final de bens de consumo utilizados, entre outras.

 

Durante o  evento, foram emitidos 32%  de emissões diretas e 7% indiretas. As emissões mais significativas estiveram na categoria de fontes que não pertencem ou não são controladas pelo menos com 61%.

O primeiro evento carbono zero realizado pela CBIC destinou a compensação em crédito de carbono emitido com a compra de  34 CERs (equivalentes a 34 toneladas de CO2) para o projeto “Fundão-Santa Clara Energetic Complex Project (FSCECP”, um complexo energético, composto pelas usinas hidrelétricas Fundão e Santa Clara, ambas localizadas no Rio Jordão, estado do Paraná. A partir disso, foi fornecido pela Plataforma da ONU de verificação da ação o Certificado de Redução de Emissões à CBIC.

O projeto está alinhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS): 

12: Consumo e produção responsáveis

13: Ação contra a mudança global do clima

17: Parcerias e meios de implementação


COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SF
ADIT Brasil
ASBRACO
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-SE
Sinduscon-PA
Sinduscon-SP
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-AM
Sinduscon-MS
Sinduscon-BA
Ademi – DF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea