Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/02/2021

Câmara recebe pedido de urgência por mudanças urbanísticas no Rio

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Rafael Aloisio Freitas (Cidadania), recebeu ,no dia 9 de fevereiro, representantes dos setores imobiliário e de construção civil, que apresentaram um estudo comparativo entre a legislação aplicada no setor adotada na capital paulista e no município do Rio. As diferenças, na avaliação dos estudiosos, é um dos principais empecilhos para a retomada do crescimento econômico da cidade.

“Foi uma reunião excelente, com setores que serão fundamentais para a nossa retomada econômica. Na comparação com São Paulo, eles mostraram o quanto precisamos avançar para que tenhamos novamente uma economia mais aquecida e dinâmica. Trouxeram essas demandas para que a Câmara possa ser protagonista no que diz respeito à legislação, para gerar não só emprego e renda para os cariocas, mas também arrecadação para a Prefeitura”, destacou Rafael Aloisio.

O presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ) e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-Rio), Claudio Hermolin, também considerou o encontro muito produtivo, tanto para o setor quanto para o futuro da economia carioca.

“Toda a oportunidade que temos de criar um canal de diálogo com o Legislativo é fundamental, para que possamos explicar os desafios que temos e o quanto podemos transformar novamente os setores imobiliário e o da construção civil nas principais locomotivas de retomada da economia e geração de emprego e renda”, explicou Hermolin.

Um dos pontos principais da reunião foi o Projeto de Lei Complementar 136/2019, que permite a reconversão de imóveis protegidos para uso residencial, uma medida que revolucionaria regiões da cidade como o Centro e a Zona Norte.

“Esse projeto está na Câmara desde 2019 e não pode ficar esquecido. Precisa ser reativado, rediscutido e adaptado de acordo com as necessidades. Nosso mercado, diferentemente de outros tantos, reage a médio e longo prazo. Nosso ciclo é longo. No momento em que há mudança da legislação, ainda se espera muitos meses para que tenha impacto positivo na geração de novas licenças, empreendimentos e empregos. A urgência, portanto, é enorme”, disse João Manuel Fernandes, presidente do Sinduscon.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara, Carlo Caiado (DEM), o líder do governo, Thiago K. Ribeiro (DEM), o relator da Comissão, Pedro Duarte (Novo) e os vereadores Dr. Jairinho (Solidariedade), Wellington Dias (PDT), Vitor Hugo (MDB), Lindbergh Farias (PT) e Carlos Bolsonaro (PRB).

(Com informações da Ademi-RJ e Sinduscon-Rio)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PE
Ascomig
Sinduscon-MA
Sinduscon-PR
APEOP-PR
Sinduscon-BA
Sinduscon-RR
FENAPC
Sinduscon-SF
Ademi – DF
ASSECOB
Sinduscon – Vale
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea