Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/07/2012

CAIXA CONSIDERA USO DO SINAPI INADEQUADO PARA FISCALIZAR OBRA PÚBLICA

"Cbic"
11/07/2012 :: Edição 357

Jornal Valor Econômico – 11/07/2012

caixa considera uso do sinapi inadequado para fiscalizar obra pública

O superintendente nacional de assistência técnica e desenvolvimento sustentável da Caixa Econômica Federal, José Carlos Medaglia Filho, afirmou que o uso do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) para fiscalizar os custos de uma obra pública não é o mais adequado.

O Sinapi – modelo de pesquisa mensal da Caixa e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que informa os custos e índices da construção civil, é um dos instrumentos utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para fiscalizar – e paralisar – obras públicas.

“A Caixa não entende que o sistema de referência de custo seja adotado como teto”, afirmou Medaglia Filho, que participou nesta terça-feira do seminário “Os Novos Paradigmas da Engenharia Brasileira”, promovido pelo Valor Econômico. Segundo o superintendente da Caixa, o Sinapi apresenta apenas mediana de referência de preço.

Ele reclamou que, frequentemente, por conta da arrancada dos investimentos no país, os papéis de órgãos públicos e até mesmo da Caixa são confundidos. Na avaliação de Medaglia Filho, a Caixa, por exemplo, tem sido cobrada para ser “fiscal do mundo”, o que considera inapropriado, embora a Caixa receba para fiscalizar determinadas obras.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADIT Brasil
Ascomig
Ademi – AL
APEOP-PR
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscom-VT
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-AC
Sinduscon-PLA
Sinduscon-SM
Sinduscon-PA
Sinduscon – CO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea