Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/08/2018

BNDES revisa processo de concessão de crédito e torna financiamento mais célere e simplificado para setor de infraestrutura

Empresas terão crédito pré-aprovado e contratado e poderão efetuar a compra de equipamento no momento que desejarem

CBIC Mais: O BNDES está migrando da estratégia de financiar projetos para financiar clientes como forma de aumentar a liberação de crédito. Quando a nova medida entrará em vigor para as empresas de infraestrutura, que enxergam na iniciativa um estímulo ao setor da construção?

BNDES: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está revisando seu processo de concessão de crédito, que busca tratar de formas diferentes o apoio a investimentos mais simples — como a aquisição de equipamentos, por exemplo — e o financiamento a projetos mais complexos — como os industriais ou de infraestrutura. Um exemplo disso é o BNDES Finame Direto, por meio do qual as empresas poderão acessar o Banco diretamente e contar com financiamento muito mais célere e simplificado para a aquisição de máquinas e equipamentos nacionais. Essa é uma ação que impacta todos os setores, inclusive o de infraestrutura.

C.M.: Há limitação de financiamento definida para o tamanho do empreendimento?

BNDES: Tipicamente, o BNDES financia entre 60% e 80% do empreendimento, mas é importante destacar que o Banco possui linhas de apoio para todos os portes de empreendimentos e empresas.

C.M.: O banco também anunciou que terá operação digital com crédito pré-aprovado para as empresas de médio e grande porte que quiserem comprar máquinas e equipamentos nacionais. O que o setor da construção pode esperar dessa novidade?

BNDES: O setor de construção civil, assim como qualquer outro setor da economia, poderá se beneficiar da possibilidade de contar com uma linha de aquisição de máquinas e equipamentos nacionais mais ágil, com prazos mais flexíveis e que se adapta melhor às necessidades das empresas. Em termos práticos, as empresas terão um crédito pré-aprovado e contratado e poderão fazer a compra do equipamento no momento em que desejarem.

C.M.: Quais as vantagens da linha de financiamento para as empresas do setor da construção?
BNDES: O BNDES Finame Direto traz grande flexibilidade para o cliente. Os prazos de carência e amortização serão selecionados pela própria empresa no pedido de liberação, tendo como base uma lista de opções previamente definidas em contrato. Para cada opção de prazo, haverá uma taxa de juros associada. Além disso, o processo de concessão do crédito será muito mais rápido e simplificado.

C.M.: Há previsão de acesso a essa linha de financiamento também para as pequenas empresas da construção civil?

BNDES: Por se tratar de uma nova forma de apoio, o BNDES trabalha, inicialmente, com a possibilidade de apoio direto para médias e grandes empresas. As pequenas empresas, porém, podem contar com outras linhas de crédito, como o Cartão BNDES.

C.M.: Como serão definidos os limites e as linhas de crédito para as empresas?

BNDES: O valor é definido mediante análises de cadastro e de crédito do interessado.

C.M.: Qual a expectativa de prazo de financiamento e quais setores serão beneficiados?

O BNDES Finame Direto tem, tipicamente, prazo total entre 8 e 10 anos, incluindo até 3 anos de carência. Não haverá restrições setoriais.

C.M.: Como as empresas devem proceder para terem acesso à linha de crédito?

BNDES: Neste momento, por ser um produto novo, o BNDES Finame Direto está sendo testado em formato piloto. As empresas do setor devem procurar o BNDES.

C.M.: Quais são os documentos necessários para a análise de risco de crédito das empresas? Onde elas podem obter informações sobre a adequação para a concessão do crédito?

BNDES: As análises de cadastro e de crédito seguem os padrões bancários. Serão solicitados documentos, tais como as fichas cadastrais da sociedade e as demonstrações financeiras da empresa. Assim que a fase piloto se encerrar, todas as informações para solicitação estarão disponíveis no site do BNDES.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
SECOVI-PR
Sinduscon Anápolis
APEOP-PR
Sinduscon-TO
Sindicopes
Sinduscon-Teresina
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-RS
Sinduscon-TAP
Sinduson – GV
Ascomig
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea