Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/12/2020

Aumentam casos suspeitos de Covid-19 nas obras de São Paulo 

Embora ainda inferior a 1% do contingente de trabalhadores, o número de casos suspeitos de Covid-19 está aumentando nos canteiros de obras. Foi o que constatou a 30ª Pesquisa ‘Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19’, realizada semanalmente pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Sindicato da Habitação (Seconci-SP).  Os casos suspeitos mais que dobraram, de 0,10% para 0,23% do número de trabalhadores; e os confirmados se mantiveram em 0,05%.

Esse aumento acompanha o repique da contaminação pelo coronavírus no país e preocupa bastante, afirmam os presidentes do SindusCon-SP, Odair Senra, e do Seconci-SP, Haruo Ishikawa.

“Precisamos reforçar diariamente a orientação sobre uso correto das máscaras, higienização frequente das mãos e distanciamento. Devemos orientar à adoção destas medidas também fora do trabalho. É necessário motivar os trabalhadores a não cederem a uma falsa sensação de segurança, proporcionada pelas boas notícias a respeito das vacinas. Elas ainda tardarão a ser aplicadas em toda a população”, enfatizam Senra e Ishikawa.

Nesta 30ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 522 obras, envolvendo 34.758 empregos diretos e terceirizados, de 26 de novembro a 2 de dezembro.

Principais resultados da 30ª Pesquisa:

  • 0,23% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,05% afastados por confirmação da doença;
  • 519 obras em andamento e 3 paradas;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% fornecem máscaras para o transporte, orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas da pesquisa; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas pesquisa:

Cinco últimas

21ª à 25ª

16ª à 20ª

11ª à 15ª

6ª à 10ª 

Cinco primeiras

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADEMI-AM
Sinduscon-TO
SECOVI-PR
Sinduscon-PB
ADEMI – BA
ADIT Brasil
Sinduscon-DF
Sinduscon-BA
Ademi – DF
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-PE
Sinduscon-TAP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea