Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/08/2011

Assuntos da Construção Civil apreciados pela FIERGS

"Cbic"
23/08/2011 :: Edição 163

 

Jornal Agora / BR 23/08/2011
 

Assuntos da Construção Civil apreciados pela FIERGS

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande, Airton Viñas, desde que assumiu uma das diretorias da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), tem comparecido às reuniões da nova diretoria da entidade. Ele adianta que estará presente na próxima reunião, prevista para esta próxima terça-feira, 23, uma vez que representa Rio Grande e o setor da construção civil.
Viñas, dentre outras funções, foi designado para integrar a Comissão de Articulação Parlamentar da Fiergs, que tem por incumbência estreitar o relacionamento com os legisladores nos níveis municipal, estadual e federal. Um dos assuntos que deverá tratar nessa próxima reunião será com relação à demora na aprovação de projetos da construção em órgãos públicos, que é uma preocupação do setor em todo o Rio Grande do Sul.
 
SINDUSCON NO ENIC – O presidente do Sinduscon Rio Grande e o diretor administrativo Jorge Bandeira, retornaram de São Paulo onde, semana passada, participaram do 83º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Eles consideraram que este foi o maior de todos os encontros já realizados nacionalmente, com 1.700 participantes, sendo que do Rio Grande do Sul estiveram os Sinduscon RS. de Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo e Rio Grande, que foi o único representante da região.
“Acredito que este foi também o encontro mais rico em debates, porque abordou aspectos importantes e preocupantes de nosso setor, especialmente a qualificação profissional e o momento econômico que estamos vivendo”, observou Viñas.
Já o diretor Jorge Bandeira falou que “a construção civil está em efervescência no Brasil e sentimos que os problemas enfrentados por nós aqui são praticamente os mesmos em todo o país”. Exemplificou com a demora na agilização dos processos junto aos órgãos públicos, outro problema enfrentado pelo setor em todo o país, além da questão da qualificação dos trabalhadores.
 
COMISSÕES TEMÁTICAS – O Enic foi dividido em comissões temáticas. O presidente Airton Viñas participou da Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões, que teve como expositores convidados representantes do Ministério das Cidades, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do comitê organizador das Olimpíadas de Londres 2012, dentre outros. Foram abordadas questões referentes às licitações, inclusive sobre o Regime Diferenciado de Contratações criado especialmente para as obras da Copa do Mundo e Olimpíadas.
Jorge Bandeira integrou a comissão temática de Banco de Dados e Economia, onde foi apresentado painel sobre o mercado de trabalho na construção civil e a conjuntura econômica. Participaram representantes do Ministério do Trabalho e IBGE. Ele também participou da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade, que teve a palestra de um professor gaúcho, que atua nos Estados Unidos. Ele criou o Modelo de Informação da Construção (BIN), um software que trata do gerenciamento global de uma construção, utilizado inclusive por grandes empresas no Brasil e que provavelmente passará a ser exigido às contratadas da Petrobrás.
 
QUALIFICAÇÃO – Os representantes do Sinduscon Rio Grande também estiveram na Comissão Técnica da Indústria Mobiliária, que abordou a educação, qualificação e valorização do trabalhador da construção civil. Nesse painel foi apresentada pelo Instituto Sensus uma pesquisa em todo o Brasil, que apurou a falta de trabalhadores qualificados em 89% das empresas brasileiras de construção. Dessas, 94% apontaram que a dificuldade maior é com os profissionais básicos, ou seja, pedreiros e serventes com qualificação. A alta rotatividade de trabalhadores é uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas para a qualificação, apontaram 96% dos pesquisados. 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Anápolis
Ademi – SE
Sicepot-PR
ADEMI – BA
Ascomig
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Joinville
Sinduscon – CO
Ademi – PR
ANEOR
Sinduscon-SE
Sinduscon-BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea