Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/12/2019

Artigo do Especialista: Um novo ciclo para o investimento em imóveis

Fernando Razuk é vice-presidente da Ademi-GO e CEO da Somos DI

 A economia brasileira está vivenciando um novo momento e a conjuntura está indicando o início de um novo ciclo para o mercado imobiliário.

A taxa de juros básica do país está em seu menor patamar histórico e com tendência de baixa. Economistas estão projetando juro real zero e, em consequência, os tradicionais investimentos conservadores, como fundos de investimentos lastreados em DI, resultarão em ganho real zero.

Como investir nesse cenário?

Se de um lado não está fácil ganhar dinheiro com aplicações financeiras, de outro a conjuntura atual do mercado imobiliário desenha uma excelente perspectiva para o investimento em imóveis.

O mercado imobiliário vivenciou um período difícil durante a crise econômica dos últimos anos. Em Goiânia, particularmente, o pior ano para as incorporadoras foi o ano de 2016, no qual o mercado de lançamentos vendeu menos de R$ 1 bilhão durante o ano. Apesar de 2019 estar sendo o terceiro ano de alta expressiva nas vendas de imóveis em Goiânia, os preços ainda não se recuperaram na mesma proporção, e o preço médio do metro quadrado dos apartamentos em Goiânia continua sendo um dos menores do Brasil. Mas a valorização dos imóveis deve se intensificar nos próximos anos.

Acompanhando a taxa de juros geral da economia, as taxas de juros dos financiamentos imobiliários também se encontram no menor patamar da história do Brasil. Com a queda da taxa de juros, o valor das parcelas diminui e mais pessoas passam a ter condições de comprar. Em outras palavras, com a queda da taxa de juros a demanda aumenta significativamente, aquecendo o mercado e intensificando a valorização dos imóveis.

Segundo dados de pesquisas da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), realizadas pelos institutos de pesquisa Grupom e Brain, nos anos de “boom” do mercado imobiliário, os imóveis em Goiânia valorizaram-se acima de 15% ao ano. Nos anos de crise, os imóveis continuaram se valorizando, porém em menores proporções, mantendo uma média de 5% ao ano. No cenário atual, de preços ainda “achatados” em função da crise econômica dos últimos anos, e aumento da demanda em função da taxa de juros baixa, estimamos que os imóveis possam voltar a se valorizar acima de 10% ao ano nos próximos anos.

Para aqueles que investirem em imóveis para locação, pode-se imaginar um ganho de 5 a 12% ao ano com os aluguéis, que serão acrescidos à valorização do próprio imóvel.

Portanto, o momento não poderia ser melhor para se investir em imóveis. Além da compra estar facilitada, com preços de venda ainda baixos e taxa de juros idem, o momento é o ideal para se ganhar com a valorização imobiliária. Afinal, o melhor momento de se investir em qualquer ativo, é comprar no momento de preços baixos, com grande tendência de valorização!

O assunto tratado no artigo tem interface com o projeto “Melhorias para o mercado imobiliário” da CBIC em correalização com o Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Aconvap
Sicepot-PR
Sinduscon-MA
Sinduscon-TO
Sinduscon-RR
Abrainc
ADIT Brasil
APEOP-PR
Ademi – DF
APEOP-SP
Sinduscon-DF
Sinduscon-MT
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea