Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/09/2011

Artigo Científico aborda diretrizes de sustentabilidade na primeira Copa Verde do Mundo

Dando continuidade às ações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para difusão da inovação tecnológica e da sustentabilidade no setor da construção, a entidade divulga nesta segunda-feira, dia 5 de setembro, mais um artigo científico.

Intitulado “Copa 2014 – O estádio do Mineirão e diretrizes de sustentabilidade na primeira Copa Verde do Mundo”, o artigo aborda a questão da mudança de paradigma da arquitetura, por meio da busca pela sustentabilidade e de sistemas tecnológicos inovadores que geram desempenho e mais autonomia aos edifícios.

Ressalta que a Copa de 2014 possui a finalidade de referenciar o evento como a primeira “copa verde” do mundo com a recomendação de que todos os estádios estejam em conformidade com a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed).

O Leed, que constitui o selo de certificação para edifícios sustentáveis, está sendo recomendado pela Fifa para que todos os estádios estejam aptos à adoção do mesmo. Por ser um selo de reconhecimento internacional, o mundo todo poderá ter o conhecimento das técnicas sustentáveis e da eficiência dos estádios.

A ideia principal da certificação é a busca por medidas construtivas mais sustentáveis determinadas por meio de critérios como: localização, inovação e processo do projeto, eficiência no uso da água e no tratamento de esgoto, redução no consumo de energia com o uso de fontes renováveis, o uso de materiais e recursos e a qualidade do ambiente interno. Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
Ascomig
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – GO
Sinduscom-SL
Sinduscon – Norte
APEMEC
Sicepot-PR
ADIT Brasil
Sinduscon – Lagos
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea