Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/02/2019

Artigo: Aos mestres com carinho

 

Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

 

As observações técnicas passadas pelo consultor, na reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Comat/CBIC) em 7 de fevereiro, a respeito dos cuidados que se deve tomar na construção de uma barragem, seja ela de qual material for, para minimizar a possibilidade de uma ocorrência grave, batem de forma geral com boa parte das 17 prescrições citadas no relatório, apresentado pela imprensa, que teria sido entregue à mineradora pela consultoria. As terminologias técnicas utilizadas me fizeram voltar no tempo, para as aulas do curso de obras terra.

Não me lembro agora se foi durante a palestra ou no momento em que almoçávamos, quando nosso convidado nos contou que em todo o Brasil são poucos os especialistas habilitados para emitir laudos sobre barragens. Na Folha de 7 de fevereiro, a engenheira Maria Eugenia Gimenez Boscov, especialista em geotecnia ambiental, enfatiza a qualidade técnica dos dois engenheiros libertados em 6 de fevereiro, certamente, imagino eu, fazem parte do grupo seleto mencionado pelo especialista.

Voltei no tempo de novo e me lembrei de um diálogo com o professor da referida matéria acerca da barragem de Itaipu, me disse algo mais ou menos assim “quem executa obra pequena é provável que não consiga executar uma grande, quem executa obra grande certamente executa pequena”.

Quando sair o laudo técnico sobre o ocorrido já estaremos envolvidos noutras pendengas e, provavelmente, só daremos uma olhadinha no resultado, bom então nos fiarmos agora nas informações que nos fornece a imprensa. Tem chute, mas tem coisa boa para depurar e é bom que as ruminemos, principalmente os que militam em entidades de classe, para que com as lições recebidas promovam ações de prevenção e melhorias, dando também sua cota de contribuição na mitigação da possibilidade de ocorrência de novas tragédias.

Não é só da imprensa tradicional que nos chegam notícias hoje em dia, a mídia social colabora bastante, e através dela tomamos conhecimento de uma tese de mestrado que tratava exatamente da barragem desaparecida, o consultor ratifica que há mais uma até. Surgiram também diversos textos pertinentes de entidades e colegas de profissão, que vale a pena serem lidos, um bom aprendizado à distância para qualquer profissional ou postulante, independentemente do tempo de formado. Pena que só tomamos conhecimento de tanta gente boa em momentos duros como este, fica o convite para nos “encontrarmos” mais.

Lydio, e não poderia ser outro, pesquisa e encontra a ABNT NBR 13028 Mineração – Elaboração e apresentação de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água- requisitos. A data da publicação, 2017, leva a acreditar que tenha sido já fruto da tragédia de Mariana, o que deve ser comemorado. Simples e objetiva não nos toma sequer uma tarde para ser lida.

O livro que utilizávamos na aula de obras de terra não era desses convencionais, de um autor só, mas uma compilação de textos de especialistas diversos apresentados num curso de extensão. O coordenador do curso, uma pessoa nada convencional, nosso professor, engenheiro José Eduardo Moreira, teve a ideia de juntar tudo e, com o apoio da Universidade de Brasília e da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, transformar num livro, de capa simples, textos datilografados, desenho a nanquim em papel vegetal e, o principal, de muito conteúdo.

Ao término da palestra na Comat/CBIC, o consultor, um jovem que não deve ter nem 40 anos, mostra-se preocupado com a qualidade da formação e aprendizado dos mais jovens que ele. Do hiato (erosão?) que vai se abrindo entre os velhos e novos.

Velhos como Milton Vargas e Paulo Teixeira Cruz, que embora tenham ido deixaram pontes para vencer a erosão, seus livros e textos. Aos mais jovens cabe a tarefa de por elas trafegar, se assim o fizerem, acreditem, já estarão contribuindo muito para mudar o estado de coisas.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – GO
ASSECOB
Sinduscon-PR
SECOVI-GO
Sinduscom-SL
SECOVI-SP
Sinduscom-VT
ADIT Brasil
Ademi – PR
ANEOR
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-TO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea