Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/08/2021

Aplicativo da Fundacentro avalia exposição ocupacional ao calor

A Fundacentro disponibiliza, neste mês de julho, a nova versão do aplicativo Monitor IBUTG para auxiliar trabalhadores e empregadores na avaliação da exposição ocupacional ao calor, sem fontes artificiais, em ambientes de trabalho externos.

Disponível para celulares com sistemas Android e IOS, o App é uma atualização e adequação do serviço prestado pela instituição através do aplicativo anterior.

A ferramenta permite analisar remotamente a exposição ao calor em qualquer localidade brasileira com disponibilidade de dados meteorológicos. O novo produto está em conformidade com o Anexo 3 – Calor – da Norma Regulamentadora nº 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), aprovado pela Portaria nº 1.359/2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia.

Resultados

Os resultados apresentados são provenientes de cálculos de estimativa do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG), executados de hora em hora durante o turno diurno de trabalho, com base em dados meteorológicos fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O método utilizado foi baseado em estudos estatísticos realizados pela Fundacentro para a determinação de uma equação do IBUTG que utilizasse como parâmetros as variáveis meteorológicas mais significantes em termos da exposição ao calor.

Um aspecto importante é que dependendo do tipo de vestimenta e do uso ou não de capuz por parte do trabalhador, o IBUTG estimado é ajustado. Ambos os valores (IBUTG e IBUTG Ajust.) são apresentados de hora em hora, das 9h às 16h, para o dia e local selecionados pelo usuário.

O sistema ainda define a estimativa dos limiares do Nível de Ação (LA) e Limite de Exposição (LE), seguindo os parâmetros de Taxa Metabólica do trabalhador, previstos nos Quadros 1 e 2 da Portaria SEPRT nº 1.359. Também verifica em qual faixa de valores de NA e LE se enquadra o IBUTG Ajust., para fornecimento de relatório final com recomendações sobre a situação ou condição de exposição. Dessa forma, são informadas as medidas preventivas necessárias para minimizar os efeitos negativos da exposição ao calor no exercício da atividade laboral e outros parâmetros.

Aprimoramento constante

A equipe responsável pelo projeto está empenhada com o aprimoramento e desenvolvimento do serviço oferecido.  Esta versão do Monitor IBUTG já está em fase de atualização. Em breve, uma nova versão, com acesso via App e Web, será lançada pela Fundacentro, visando maior e melhor detalhamento das informações para avaliação da taxa metabólica do trabalhador.

Com a possibilidade de definição de mais de uma situação térmica em períodos de 60 minutos, os relatórios fornecidos serão mais completos. Além disso, ao usar dados de previsão para as horas e dias seguintes, a próxima versão emitirá alertas de situações extremas. Dessa forma, o Monitor IBUTG possibilitará uma avaliação mais completa da exposição ocupacional ao calor e contribuirá para um melhor planejamento das atividades a fim de minimizar os efeitos do calor.

O conteúdo técnico do aplicativo foi desenvolvido pelos tecnologistas Daniel Bitencourt, Flávio Bentes, Irlon da Cunha, Luiz Monteiro, Paulo Maia, Rodrigo Roscani, Thais Santiago, pela pesquisadora Elisa Shibuya e pela técnica em C&T Leonor de Campos. Na área de Tecnologia, o gestor do projeto de desenvolvimento foi o tecnologista Fernando Fernandes.

Acesse mais informações técnicas sobre o App.

Baixe o App Monitor IBUTG para sistemas Android e IOS.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SE
Sinduscon-PLA
SINDICIG
AELO
Sinduscon-SF
ASSECOB
Sinduscon-MT
Ademi – PE
ADEMI – BA
APEMEC
Sinduscom-VT
Sinduscon-ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea