Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/12/2022

Anamaco entrega livro sobre o setor de varejo de material de construção a Hamilton Mourão

Foto: Fabio Pinheiro Silva/CBIC

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) lançou e entregou na manhã desta quarta-feira (7) ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o livro Varejo de Material de Construção: Ontem e Hoje, durante a 95ª edição do ENIC |Política & Estratégia – O Futuro da Construção e Sustentabilidade, organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.

Na obra, como o título deixa claro, é traçado um panorama sobre a situação do varejo de material de construção ao longo da história, desde o seu surgimento até a realização de prognósticos sobre o futuro.

O livro, que será distribuído gratuitamente, destaca o surgimento e a importância da Anamaco para o setor no Brasil, dando voz aos lojistas presentes país afora. É importante ressaltar que em razão da forte atuação da entidade junto às autoridades, durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19 as lojas de material de construção permaneceram abertas, respaldadas pelo Decreto Federal nº 10.329 de 28 de abril de 2020.

O presente é retratado com um panorama detalhado do setor, com números e pesquisas produzidas pelo Instituto de Pesquisas Anamaco em parceria com a FGV / IBRE, além de mostrar os principais varejistas de cada estado do Brasil e apresentar aos leitores a importância do Prêmio Anamaco, apontado como o “Oscar” da construção.

Sob a direção comercial de Renata Hernandes, redação de Daniel Balsa e colaboração voluntária de Waldir Abreu, ex-superintendente da Anamaco, a obra foi produzida pelo BB Editora em formato 27 x 27 em papel couchê (150 gramas) e capa dura. Possui sete capítulos e 176 páginas e também será disponibilizado no formato e-book.

“Retratar o setor de varejo de material de construção por meio de um livro produzido com tanto esmero e seriedade, nos deixa muito orgulhosos e certos de que os leitores terão a oportunidade de conhecer um mercado pujante e que tem cumprido funções sociais importantes. Entre tantos

desafios, ajudamos o consumidor a edificar sonhos, a exemplo da construção e/ou da reforma da casa própria. E mais: durante a pandemia de Covid-19 assistimos a um intenso movimento de valorização do lar país fora, algo muito marcante”, pontua Defalco.

Sobre a Anamaco

Com a missão de compartilhar e contribuir para a valorização da atividade das empresas do comércio de material de construção em todo o país, surge em 1984 a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), entidade de classe, sem fins lucrativos, que funciona como interface entre os órgãos governamentais e as 38 Acomacs (associações regionais de comerciantes de material de construção) e três Fecomacs (Federações), demais entidades, fabricantes e comerciantes de material de construção.

Além de promover benefícios aos associados e diminuir a distância entre as empresas e o setor, a entidade tem estado sempre em busca de discussões em torno de assuntos que possam interferir diretamente na cadeia produtiva do mercado da construção, como questões ligadas à tributação, projetos de lei, aprimoramento de gestão no varejo, entre outras ações encorpadas. É importante ressaltar que a entidade tem 57 anos de fundação de seu sistema associativista.

Um marco na trajetória da Anamaco – Em 22 de abril de 2020, por meio do decreto nº 10.325, a entidade passou a fazer parte do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico de Habitação. E os desafios serão muitos. Apoiar as inovações tecnológicas no setor habitacional e no ambiente construído urbano, acompanhar a implementação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, combater à não conformidade às normas técnicas na fabricação, importação e distribuição de materiais, componentes e sistemas construtivos; a busca pela de harmonização de requisitos, de critérios e de métodos para a avaliação técnica de produtos ou de processos inovadores e de sistemas convencionais no país, estão entre as ações do comitê.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PE
Sinduscon – CO
Sinduscon – Norte
SINDICIG
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
SECONCI BRASIL
Sinduscon-AC
Sinduscon-JP
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-BC
Ademi – MA
Sinduscon-Teresina
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea