Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/05/2022

Alíquota do imposto de importação sobre o vergalhão de aço passa a ser 4%

O governo, por meio do comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), decidiu, nesta quarta-feira (11/05), reduzir a alíquota do imposto de importação sobre o vergalhão de aço de 10,8% para 4%. A decisão começará a valer a partir desta quinta-feira (12/05). A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) comemora a iniciativa, que vai diminuir o impacto do aumento expressivo do custo da construção.

“A CBIC aplaude a decisão que reduziu para 4% a tarifa de importação dos vergalhões. Tal medida é extremamente significativa para reduzir o impacto do aumento expressivo do custo da construção. Hoje a construção civil está inibindo investimentos futuros pela perda da capacidade de compra das famílias. Mas medidas como essa ajudam a regular o mercado. Ganha o país!”, disse o presidente da entidade, José Carlos Martins.

Com isso, a Camex reduziu em 8 pontos percentuais no total a tarifa de importação dos vergalhões de aço CA50 e CA60. Ano passado a redução foi de 12% para 10,8%. Agora a tarifa caiu de 10,8% para 4%. Para Martins, essa iniciativa mostra a sensibilidade do comitê ao tema, com a percepção de que fortalecer o setor significa geração de emprego e renda no país.

Além do aço, outros produtos como carne de boi, carne de frango, trigo e farinha de trigo, milho em grão, bolachas e biscoitos tiveram sua tarifa de importação reduzida a zero.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEOP-SP
Sinduscon-SF
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
Sinduscon-AP
Sinduscon – Vale
APEMEC
Ademi – PE
Sinduscon-PR
Sicepot-PR
SECOVI-GO
Ascomig
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea