Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/08/2011

ADEMI – Niterói

"Cbic"
22/08/2011 :: Edição 162

 

Jornal O Globo/BR 20/08/2011
 

ADEMI – Niterói

Incentivos para a construção

 O setor da construção civil teve, no primeiro semestre deste ano, a segunda maior taxa de crescimento de postos de trabalho (7,33%), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e o número de financiamento de imóveis atingiu a marca de 236 mil no mesmo período. Os resultados, apresentados durante a abertura do 83° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), no último dia 10, servem para comprovar a força do segmento na economia do País.
 Para manter o ritmo de crescimento do setor, o Governo Federal lançou, no início do mês, o Plano Brasil Maior.
 Entre 2011 e 2014, o projeto terá como objetivo estimular a indústria brasileira, apostando na competitividade e na inovação tecnológica.
 Entre as medidas adotadas, está a prorrogação até 2012 da redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre bens de capital, materiais de construção, caminhões e veículos comerciais leves.
 Com este plano, o governo pretende atender as principais metas do programa "Minha Casa, Minha Vida": gerar empregos e reduzir o déficit habitacional no país, de cerca de 5,8 milhões de moradias. A desoneração fiscal também facilita a aquisição de materiais, fator fundamental para construção e reforma das edificações necessárias aos eventos esportivos que serão realizados no Brasil nos próximos anos.
 Verba para pesquisa Outro incentivo, voltado para a área de qualificação profissional em âmbito estadual, virá da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A instituição anunciou que destinará R$ 4 milhões ao Edital de Apoio às Engenharias. A verba financiará 31 projetos em 13 instituições de ensino e pesquisa do estado.
 O objetivo é suprir a demanda crescente de mão de obra especializada, surgida devido aos investimentos relacionados à Copa de 2014, aos Jogos Olímpicos de 2016 e à descoberta da camada pré-sal na Bacia de Campos.
 Tanto as medidas de estímulo em nível federal quanto no âmbito estadual contribuem para que a construção alcance resultados cada vez mais produtivos para o país. Desta forma, o setor pode servir como um dos instrumentos de sustentação da economia nacional.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Chapecó
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Assilcon
Sinduscon – Vale
Ascomig
Sinduscon-RIO
Sinduscon-TO
Sinduscon PR – Noroete
ASBRACO
Sinduscon-PA
Aconvap
Sinduscon Anápolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea