Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/05/2019

Abril Verde entra no calendário de entidades do setor da construção

CBIC adere ao Abril Verde

A indústria da construção aderiu à campanha Abril Verde, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, e várias entidades do setor iluminaram suas fachadas de verde, em referência ao mês, como forma de conscientizar a população sobre a importância da segurança e saúde no trabalho.

A própria CBIC, dando continuidade ao incansável trabalho da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) de implementação da cultura da prevenção nos canteiros de obras pelo Brasil, iluminou a sua recepção, lembrando que Abril Verde é o mês da prevenção contra acidentes de trabalho. Destaques também para as iniciativas dos Sinduscons do Paraná. Rio de Janeiro e Paraíba e dos Seconcis de São Paulo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro.

No balanço do Abril Verde, o vice-presidente da área de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, reforça que a mobilização “é uma forma do setor mostrar que se preocupa com o assunto, um símbolo do esforço e do engajamento pelo bem-estar do trabalhador e a prevenção de acidentes”.

O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) gostou tanto da iniciativa que pretende repeti-la no próximo ano. “Vamos incluir a ação no calendário de 2020”, destaca o presidente da entidade, Haruo Ishikawa.

Um dos primeiros a se unir à mobilização, o Seconci-SP instalou 11 refletores para iluminar de verde toda a frente do prédio, com doze andares. “A construção civil está no caminho certo. É muito importante trabalhar na conscientização para prevenir acidentes e doenças no trabalho”, enfatiza Haruo Ishikawa.

“A iniciativa da CBIC foi muito boa, porque movimentou e conscientizou empresários e profissionais da construção sobre o dia 28 de abril”, reforçou.

Ao longo do mês, tanto a CBIC quanto o Seconci-SP fizeram uma campanha sobre o tema nas redes sociais. 

“É necessário mobilizar o máximo de empresas possíveis, assim como os trabalhadores”, acrescenta Ishikawa.

 

O Sindicato da indústria da Construção do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e o Seconci-RJ também aderiram ao Abril Verde. Ambos os prédios receberam luzes verdes.

“Também divulgamos a ação em nossos veículos de informação para incentivar as empresas a se envolverem com o debate de saúde e segurança do trabalhador. É essencial para melhorar a qualidade de vida e prevenir acidentes”, menciona o superintendente das duas entidades, Sérgio Paiva.

 

“Saúde e segurança do trabalho é assunto sério, que o Sinduscon e o Seconci-PR vêm discutindo com os empresários e funcionários da indústria da construção civil há décadas”, destaca Sergio Crema, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), entidade que também aderiu à campanha da CBIC.

Crema lembra que, no começo dos anos 2000, a entidade criou o Comitê de Incentivo à Formalidade, que integra o Crea-PR e o sindicato dos trabalhadores, para juntos visitar obras – inclusive as particulares, que é onde concentra-se o maior índice de informalidade-, com o objetivo de orientar todos os agentes envolvidos com a obra. “Foi assim que reduzimos consideravelmente a informalidade no Paraná”, destaca Sergio Crema, Presidente do Sinduscon-PR.

A campanha mobilizou igualmente o setor em Goiânia. “Foi uma campanha que contribuiu bastante”, menciona o presidente do Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO), Célio Eustáquio de Moura, ressaltando que a entidade está sempre disposta a participar de ações como essa.

Ações do setor da construção

Como parte das atividades para o Abril Verde – Iluminando a Segurança, campanha em memória às vítimas de acidentes de trabalho, a CBIC também promoveu no dia 16 de abril, em Brasília, o V Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, com uma série de painéis técnicos, cujas matérias podem ser conferidas no site da entidade, na área da CPRT.

O Sinduscon-JP realizou uma série de palestras nos canteiros de obras das construtoras associadas. “São momentos muito gratificantes e que reforça o compromisso que a entidade tem em oferecer serviço aos associados e disseminar o conhecimento”, menciona Daniel Pedro, engenheiro de segurança do Sinduscon-JP.

As empresas associadas à Ademi-AL também se engajaram à Campanha Abril Verde. Em Maceió, equipe do Sesi esteve no canteiro de obras da Construart para abordar os temas relacionados à Saúde e Segurança no Trabalho com os colaboradores. A ação foi lúdica, divertida e bastante informativa.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-SM
APEOP-SP
Sinduscon-AL
Sicepot-RS
SINDICIG
SECOVI-PR
Sinduscon-JP
SECOVI-SP
Sinduscon – Vale do Piranga
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea