Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

02/12/2014

Abramat: setor de material de construção retoma otimismo

"Cbic"
02/12/2014

DCI Online

Abramat: setor de material de construção retoma otimismo

 Estadão Conteúdo

 SÃO PAULO – A pretensão de investir e as expectativas dos empresários da indústria de materiais de construção se recuperaram em novembro na comparação com outubro, mas continuam mais fracas do que o verificado há um ano, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira, 2, pela Associação Brasileira de Indústria da Construção (Abramat).

 Em novembro, 54% dos empresários consultados pela associação afirmaram que pretendem investir nos próximos 12 meses. Em outubro, eram apenas 46%. Já em novembro de 2013, eram 62%.

 O nível de utilização da capacidade instalada da indústria chegou a 81% em novembro, patamar superior aos 80% de outubro, mas abaixo dos 82% de novembro de 2013.

 A pesquisa também mostrou que 14% dos empresários se dizem otimistas em relação a possíveis medidas de incentivo por parte do governo federal, enquanto 41% se declararam pessimistas, e 46%, indiferentes. Em outubro, os otimistas eram 11%, e em novembro de 2013, 20%.

 Para 27% dos empresários, as vendas de materiais de construção no mercado interno em dezembro serão boas, enquanto 49% acreditam num desempenho regular, e 24%, ruim ou muito ruim.

 Segundo Walter Cover, presidente da Abramat, a recuperação do mercado nos últimos meses não foi suficiente para a reverter a queda das vendas com relação a 2013. As causas principais da deterioração do mercado em 2014, segundo afirmou em nota, foram as altas as altas taxas de juros, a restrição ao crédito por parte dos bancos, a Copa e o clima de pessimismo que atingiu os agentes econômicos.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RIO
ADIT Brasil
Ademi – SE
SINDUSCON – SUL
Ademi – MA
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-PLA
Ademi – ES
Sinduscon-Teresina
APEOP-PR
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon – Grande Florianópolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea