Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/08/2011

83º Enic: Dilma Rousseff participa da abertura do Encontro

Presidenta destaca crescimento do país e reforça que não há risco de recessão

Com presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, da ministra do Planejamento Miriam Belchior, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão, e do presidente do Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (SindusCon-SP), Sergio Watanabe, foi realizada, na última quarta-feira (10), a solenidade de abertura do 83º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

A presidenta Dilma Rousseff destacou, no evento, que o Brasil está preparado para enfrentar a crise mundial. "Não há risco de recessão. O país continuará em crescimento e trabalharemos para preservar a baixa taxa de desemprego, a renda do brasileiro e as nossas forças produtivas. No entanto, pode ser necessário adotar medidas para minimizar os riscos financeiros e cambiais", ressaltou. A presidenta destacou ainda a ampliação do Super Simples, que beneficiará as pequenas empresas.

Já Sergio Watanabe, presidente do SindusCon-SP, reforçou a importância da aproximação dos poderes público e privado para o desenvolvimento sustentável da construção e para a redução dos gargalos. "Somos hoje um dos setores que mais impulsiona a economia brasileira. Estamos crescendo acima do PIB nacional e acreditamos na continuidade deste cenário. Para tanto, é fundamental a implantação de programas com foco na qualificação da mão de obra e na inovação e industrialização do setor, o que requer desoneração de tributos e redução de encargos trabalhistas", afirmou Watanabe.

Além disso, Watanabe falou sobre a necessidade de ajuste no valor fixado pelo governo para as moradias destinadas às famílias com renda de até três salários mínimos no programa Minha Casa Minha Vida, especialmente no município de São Paulo. O presidente do SindusCon-SP manifestou ainda total apoio às atitudes da presidenta Dilma Rousseff, com relação ao combate às irregularidades na administração pública federal.

Os desafios do mercado da construção também foram abordados por Paulo Simão, presidente da Cbic. "Encontramos obstáculos em temas relativos à tributação, treinamento e capacitação de trabalhadores, modulação e desenvolvimento de pesquisa. Com o objetivo de contribuir com o país na busca por soluções que possibilitem o desenvolvimento tecnológico do setor, a CBIC juntamente com um grupo de organizações representativas da iniciativa privada, do Poder Público, da Academia e da sociedade civil desenvolveu o Programa Inovação Tecnológica – o PIT. A meta dessa ação é difundir as novas tecnologias construtivas e modelos de gestão a todo o universo de mais de 170 mil empresas construtoras formais existentes no país", destacou Simão.

O encontro discutirá até sexta-feira (12), junto a autoridades municipais, estaduais e federais, e especialistas renomados, temas como habitação, infraestrutura, construção sustentável, inovações tecnológicas, produtividade, competitividade e capacitação de profissionais. Os Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida, bem como a preparação do Brasil para os eventos esportivos dos próximos anos também estarão em pauta.

O evento é realizado pelo Sinduscon-SP e promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). É esperada a participação de 1.500 empresários, gestores e profissionais de todo o país nos três dias do evento.

Além disso, o encontro conta com o apoio institucional de: Apeop (Associação Paulista dos Empresários de Obras Públicas); Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba); Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano); Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo); Seconci-SP (Serviço Social da Construção); Fiesp/Senai-SP/Sesi-SP (Federação das Indústrias, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo) e das demais entidades representativas da construção paulista.

Fonte: Sinduscon-SP

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon Anápolis
SINDICIG
Sinduscon – Vale
Ademi – PR
Ademi – RJ
Sinduscon-DF
Sinduscon-MA
Ademi – AL
Sinduscon-RO
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea