Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/08/2011

83º Enic: CPRT/CBIC debate Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Na última quarta-feira (10/08), durante o 83° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), no World Tarde Center (WTC), em São Paulo – foi realizada a Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC. A ação contou com diversos painéis coordenados por Haruo Ishikawa, conselheiro do SECONCI-SP e vice-presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo) e Sergio Ussan, do SindusCon-RS (Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Rio Grande do Sul). Entre os participantes estavam Silvia Regina Pondé Galvão Devonald, desembargadora do TRT 2° Região, Luis Alves Dias, professor na Univerdade Técnica de Lisboa e colaborador da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

A abertura dos painéis contou com a exibição de vídeos sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e com a apresentação do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho que oferece uma parceria entre o TRT e empresas com o objetivo de prevenir e evitar acidentes nos canteiros de obras. Silvia Regina Pondé Galvão Devonald colocou em pauta a questão das indenizações por acidentes de trabalho: " Ainda é muito difícil mensurar o valor de uma indenização. Hoje em dia o custo de um acidente para empresa é cada vez maior", afirmou a desembargadora.

Já Haruo Ishikawa conselheiro do SECONCI-SP e vice-presidente do SindusCon-SP, apresentou o painel de Gestão Empresarial em Segurança e Saúde no Trabalho,reforçando a necessidade de diálogo entre os estados para a implantação efetiva da Gestão Empresarial em SST. O professor Luis Alves Dias, palestrante convidado para debater o assunto, apontou que os principais desafios são as implementações de programas de Segurança e Saúde no Trabalho em todo o ciclo de vida da construção (pré-construção; construção e pós-construção); integração da SST no processo de produção/construção; promoção da certificação da qualidade de produtos de SST e elaboração e melhoria continua de guias.

O Programa Nacional de SST na Indústria da Construção foi o último painel apresentado. Sob a coordenação de Sergio Ussan, do SindusCon-RS, e auxílio dos expositores Fernando Coelho Neto, Gerente Executivo de Saúde do SESI/DN e Robério Costa Silva, Coordenador do Programa Nacional de SST do SESI/DN, além da presença do debatedor Sergio Paiva, Superintendente do SECONCI-RJ, o programa foi apresentado como uma inovação tecnológica que tem como objetivo a redução de acidentes e doenças, mas com ênfase em acidentes fatais. Esta é uma parceria entre o SESI, CBIC e Sinduscons.

Sobre o SindusCon-SP
Fundado em 1934, o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa mil construtoras associadas e 30 mil filiadas na capital paulista e nas nove Regionais do sindicato no interior do Estado. São empresas de obras residenciais, comerciais, industriais, habitação popular, obras públicas e privadas. A construção paulista representa cerca de 35% da construção brasileira, que por sua vez representa cerca de 6% do PIB do país.

Fonte: Sinduscon-SP

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
SECOVI-GO
Sinduscon-AC
Sinduscon-PR
Sinduscom-SL
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
SECONCI BRASIL
Sinduscon-TAP
Ademi – PR
ANEOR
Sinduscon-RO
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea