Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/08/2011

83 Enic: "Construção civil foi o setor escolhido por Lula para enfrentar a crise econômica em 2009", afirma Miriam Belchior

Inovação na construção e resultados do PAC e Minha Casa Minha Vida foram destaques do segundo dia de evento

O segundo dia do 83° Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção), sediado no WTC Convention Center, localizado em São Paulo, foi marcado pela presença da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior e Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia. Ambos participaram do painel "Inovação na Construção" e comentaram sobre os resultados alcançados pela economia brasileira por meio da construção civil e as perspectivas do setor para os próximos anos.

A importância dos projetos PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e Minha Casa Minha Vida foram os principais temas abordados pela ministra.

Segundo Miriam, o PAC incentivou de maneira expressiva os investimentos nos setores público e privado, aumentou o número de empregos e a geração de renda e acelerou o crescimento econômico do país. "Sem dúvida nenhuma estamos falando do maior programa de desenvolvimento desde a década de 70", afirmou.

De acordo com Miriam, por meio da facilidade ao crédito e o crescimento das classes populares, pode-se afirmar que a demanda interna impulsionou o crescimento e a consolidação da construção civil brasileira, que representou em 2010, 4,5% do PIB do país, ou seja, 165 bilhões de reais. Além disso, mais de 2,5 milhões de empregos foram gerados pelo setor em 2010.

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão também destacou o projeto Minha Casa Minha Vida como um investimento essencial no combate ao déficit habitacional, uma vez que em 18 meses, foram geradas mais de um milhão de unidades do MCMV. " Este total de unidades entregues só foi possível graças ao setor privado e empresários da construção civil, que acreditaram e abraçaram este projeto", ressaltou Miriam Belchior, que também destacou o setor como escolha fundamental do ex-presidente Lula para combater a crise econômica mundial, após a quebra do Lehmans Brothers.

O Painel abordou também os próximos investimentos e desafios nos programas PAC 2 e Minha Casa Minha Vida 2, cuja expectativa é que sejam entregues 2 milhões de unidades. "O principal desafio da segunda etapa destes programas é a qualificação de mão de obra do setor", afirma Miriam.

O ministro Aloizio Mercadante ressaltou a importância do investimento em mestres e doutores por meio de 75 mil bolsas em universidades no exterior em áreas estratégicas como ciências, engenharia e tecnologia. "É preciso criar a base da economia do conhecimento e investir no desenvolvimento de talentos", afirmou Mercadante, que ressaltou também a segurança do país frente a adversidade do mercado externo. "O cenário internacional está cheio de desafios e barreiras, porém estamos fortalecidos para enfrentá-lo".

Também participaram do painel "Inovação na Construção", Sergio Watanabe, presidente do SindusCon-SP, Paulo Simão, presidente da CBIC e Peter Bonfield, chefe-executivo da Fundação de Pesquisa de Edificações da Inglaterra (BRE). O 83° Encontro da Indústria da Construção termina amanhã (12/08) e contou com a participação da Presidenta Dilma Rousseff.

    
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon – Vale
Sinduscom-SL
Sinduscon PR – Noroete
Ascomig
SINDICIG
Sinduscon-MS
Ademi – SE
Sinduscon-MT
Sinduscon Anápolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea